Indústria farmacêutica e biotecnológica do Tecpar apoia combate de doenças no país 03/01/2017 - 07:34

 

Além de entrar no seleto grupo de produtores de medicamentos de alta performance, em 2016 o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) ainda se dedicou a temas relevantes à sociedade paranaense. Neste ano, o instituto atuou fortemente para desenvolver soluções para combater um dos principais vilões da saúde pública paranaense, o mosquito Aedes aegypti.

Em uma das frentes, o Tecpar deu apoio à campanha de vacinação contra a dengue lançada pelo governador Beto Richa. A campanha buscou vacinar 500 mil pessoas nos 30 municípios com maior circulação viral da doença. Por outro lado, o Tecpar firmou uma parceria com empresa privada para desenvolver projetos-piloto de um programa inédito, que produzir e soltar na natureza machos estéreis do mosquito Aedes aegypti.

Outro produto do Tecpar com novidades em 2016 foi a vacina antirrábica. O processo produtivo da vacina antirrábica usado pelo Tecpar teve seu pedido de patente de invenção depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) neste ano. Isso significa que, enquanto o pedido for analisado, o método de produção da vacina contra a raiva veterinária usado pelo Tecpar tem uma expectativa de direito até o seu exame ser realizado pelo Inpi. O instituto é fornecedor da vacina antirrábica ao ministério há mais de 40 anos e frequentemente vem atualizando o seu processo produtivo.

Leia mais sobre os resultados alcançados pelo Tecpar em 2016:

Tecpar ganha protagonismo nacional na área de saúde em 2016

Incubadora do Tecpar abriga 100º negócio inovador em 2016

Tecpar pesquisa em 2016 solução tecnológica para tratamento de câncer de mama

Escola de Gestão Inteligente realizou os primeiros cursos em 2016

Tecpar se torna empresa amiga da amamentação em 2016