Governança Corporativa

Diretoria Executiva e Conselhos

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e do Conselho Fiscal estão previstas no Estatuto Social do Tecpar, aprovado na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.
 

 
Diretoria Executiva

 A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva
 

Celso Kloss

Celso Romero Kloss

Diretor-Presidente

kloss@tecpar.br

Formulário cadastral

Engenheiro Químico formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela University of Georgia (Estados Unidos), Foi funcionário do Tecpar atuando como assessor da Qualidade entre 1995 e 1996, gerente de Serviços Tecnológicos de 1997 a 1999, e gerente de Marketing e Relações com o Mercado, entre 2000 e 2003. Diretor-superintendente da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (Paraná Metrologia), de 2003 a 2022, e diretor-superintendente da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), de 2016 a 2022.

Mandato: 23/03/2023 a 10/01/2025 ( Resolução 012-2023 CAD )

 

Diretora de Tecnologia e Inovação, Simone Campos

Simone de Fátima Campos
Diretora de Tecnologia e Inovação

simonecampos@tecpar.br

Formulário cadastral

Bacharel em Administração pela Faculdades Positivo, sendo também perita e auditora ambiental. Simone atuou em várias entidades como assessora e consultora; chefe de gabinete no Instituto Ambiental do Paraná (IAP); membro titular do Conselho Estadual das Cidades; Agente de Sustentabilidade – Consultora permanente da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre); Consultora Ambiental e Sócia-Gerente da SCC Serviços Técnicos e Admininstrativos Ltda e Membro titular com Vogal do Conselho de Vogais da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

1º Mandato: 03/07/2023 a 10/01/2025 ( Resolução 016/2023 CAD )

 

 

Diretor de Administração e Finanças, Giovani Brito

Giovani Antonio Soares de Brito
Diretor de Administração e Finanças

giovani.brito@tecpar.br

Formulário cadastral

Graduado em Tecnologia em Gestão Comercial pela Universidade Opet. Já atuou como Gerente de Contas na Supri Byte Informática; Gerente de Contas e Gerente Comercial na Microtec Sistemas Indústria Comércio S/A; Diretor Comercial (Sócio) na GWB Informática Ltda; Gerente de Contas na Simpress – Samsung/HP; Assessoria Parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba; Assessoria Geral ao Presidente do Progressistas – PP; Assessor Parlamentar ao Deputado Ney Leprevost; Assessoria da Diretoria Comercial e Assessoria da Presidência da Sanepar; Diretor Administrativo Financeiro na Celepar; e Assessoria Geral ao Partido Progressistas na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

1º Mandato: 03/07/2023 a 10/01/2025 ( Resolução 017/2023 CAD )

 

Iram de Rezende

Iram de Rezende
Diretor Industrial da Saúde

rezende@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Relações Públicas (1978). Atuou como Presidente do Instituto das Águas do Estado do Paraná (2016-2018), Superintendente de Planejamento da COHAPAR (2013-2015), Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho do Paraná (2012-2013), Secretário de Indústria e Comércio do município de Cornélio Procópio-PR (2008-2010), Secretário de Planejamento do município de Cornélio Procópio-PR (2005-2007) e Diretor de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social da Presidência da República (2001-2002).

1º Mandato: 02/03/2020 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 ( Resolução 007-2021 CAD )

3º Mandato: 11/01/2023 a 10/01/2025 ( Resolução 001/2023 CAD )

 

lindolfo

Lindolfo Luiz Silva Junior
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais

lindolfo@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Braz Cubas, tem experiência profissional dos cargos nos quais atuou, como Diretor Administrativo da Agropecuária Felicidade; Diretor Comercial e Sócio fundador da empresa Criar Informática; Diretor Geral, Comercial do Programa TV – Tribuna do Cidadão e; Diretor Comercial, Relações Institucionais e Novos Negócios na empresa Alpha Ventures Consultoria e Negócios de Curitiba e São Paulo.

1º Mandato: 02/09/2019 a 10/01/2021

2º Mandato: 11/01/2021 a 10/01/2023 ( Resolução 007-2021 CAD )

3º Mandato: 11/01/2023 a 10/01/2025 ( Resolução 001/2023 CAD )

 
Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho de Administração

Alex Sandro Noel Nunes  –  Presidente do Conselho

1º Mandato: 26/09/2023 a 07/08/2024 ( Eleito na 23ª AGE de 25/09/23 )

Formulário cadastral

Eduardo Christiano Lobo Aichinger - Conselheiro

1º Mandato - 19/11/2021 a 07/08/2022 (Eleito na 18ª AGE de 19/11/2021)

2º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024  (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário Cadastral

Fábio da Silva Barbosa Schvenger - Conselheiro representante dos empregados.

1º Mandato - 08/08/2022 a 07/08/2024 (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário cadastral

Haly Abou Chami –  Conselheiro

1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)

2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020)

3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024  (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário cadastral

Jorge Vicente Silva – Conselheiro
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)

2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020)

3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024 (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário Cadastral

Juliana Pasieznik Casini – Conselheira
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 2ª AGO de 25/04/2019)

2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (Eleito na 12ª AGE de 28/08/2020)

3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024 (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário Cadastral

Alessandra Aparecida Fritzen Maria - Conselheira

1º Mandato: 04/04/24 a 07/08/24 (Eleito na 24ª AGE de 04/04/24)

Formulário cadastral

 

 
Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é composto por 3 (três) membros efetivos e 2 (dois) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho Fiscal

Antonio Glademyr Silvério – Conselheiro titular
1º Mandato: 19/11/2021 a 07/08/2022 (Eleito na 18ª AGE de 19/11/2021)

2º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024 (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário Cadastral

Rafael Moura de Oliveira – Conselheiro titular
1º Mandato: 26/11/2020 a 07/08/2022 (Eleito na 13ª AGE de 26/11/2020)

2º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024 (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário Cadastral

Jorge Augusto Callado Afonso – Conselheiro titular
1º Mandato: 26/09/2023 a 07/08/2024 ( Eleito na 23ª AGE de 25/09/23 )

Formulário cadastral

Guilherme de Abreu e Silva – Conselheiro suplente
1º Mandato: 25/04/2019 a 07/08/2020 (Eleito na 5ª AGE de 18/06/2019)
2º Mandato: 08/08/2020 a 07/08/2022 (Eleito na 13ª AGE de 26/11/2020)

3º Mandato: 08/08/2022 a 07/08/2024 (Eleito na 20ª AGE de 10/08/2022)

Formulário Cadastral

 

Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e outras atividades
O que é: A Política de Apoio Institucional, Patrocínio a Eventos e Outras atividades estabelece diretrizes relativas à celebração de convênios, contratos de patrocínio ou acordos de parceria para apoio institucional, patrocínio ou promoção de eventos, com pessoas físicas, jurídicas, públicas ou privadas para realização de atividades culturais, sociais, educacionais e de inovação tecnológica.
Publicação: Resolução Nº 014/2021, de 29 de abril de 2021.
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Política de Avaliação de Desempenho
O que é: A Política de Gestão de Desempenho estabelece as diretrizes para o processo de avaliação de desempenho anual, de forma individual e coletiva, dos órgãos estatutários, para aprimoramento das práticas de governança corporativa e eficiência dos colegiados.
Publicação: Resolução Nº 007/2022, de 29 de março de 2022.
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Política de Compliance
O que é: A Política de Compliance estabelecer e formalizar as diretrizes básicas de Compliance no Tecpar, para o cumprimento e execução por todos os colaboradores e parceiros, promovendo um ambiente aderente a leis, regulamentos e normas internas e externas, minimizando riscos de sanções legais ou regulamentares, perdas financeiras ou mesmo má reputação decorrente da falta de adesão de disposições legais, regulamentares, Código de Conduta e Integridade, entre outros na condução de todas as atividades e negócios do Instituto.
Publicação: Resolução Nº 042/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Comunicação Empresarial
O que é: A Política de Comunicação Empresarial institui diretrizes para criar, estabelecer, manter e ampliar canais de comunicação.
Publicação: Resolução Nº 36/2018, de 29 de novembro de 2018.
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Política de Despesas
O que é: A Política de Despesas estabelece regras e responsabilidades para planejamento e execução de Despesas.
Publicação: Resolução Nº 031/2019, de 29 de agosto de 2019.
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Política de Dividendos e Reinvestimento de Lucros
O que é: A Política de Dividendos e Reinvestimentos de Lucros estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e Reinvestimento de Lucros.
Publicação: Deliberação Nº 017/2018, de 05 de abril de 2018.
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Política de Divulgação de Informações
O que é: A Política de Divulgação de Informações visa orientar Conselheiros, Diretoria Executiva, Comitês Estatutários e colaboradores no que diz respeito à divulgação de informações geradas e mantidas pelo Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 019/2022, de 27 de outubro de 2022.
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Política de Gestão de Riscos
O que é: A Política de Gestão de Riscos estabelece princípios, diretrizes, regras e formaliza  as  responsabilidades  básicas  a  serem observadas  nos  processos  de gerenciamento de riscos corporativos do Tecpar.
Publicação: Resolução Nº 043/2019, de 19 de dezembro de 2019.
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Política de Gestão Estratégica
O que é: A Política de Gestão Estratégica tem por finalidade assegurar o alinhamento das práticas de gestão com as estratégias institucionais.
Publicação: Resolução Nº 15/2022, de 15 de dezembro de 2022.
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Política de Gestão Estratégica de Pessoas
O que é: A Política de Gestão Estratégica de Pessoas estabelece diretrizes para alinhar a gestão de pessoas com os propósitos organizacionais, promovendo um bom ambiente de trabalho, pautado pelo respeito a diversidade, a pluralidade e a equidade, motivando e valorizando a produtividade no atendimento às necessidades do negócio.
Publicação: Resolução Nº 011/2023, de 23 de março de 2023.
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Política de Governança Corporativa
O que é: A Política de Governança Corporativa apresenta os princípios e práticas de Governança Corporativa, contribuindo para fortalecer a transparência da gestão e na condução do Instituto no atingimento aos objetivos que norteiam a sua criação.
Publicação: Resolução Nº 02/2023, de 26 janeiro de 2023.
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Política de Indicação de Administradores
O que é: A Política de Indicação de Administração estabelece os critérios para indicação dos membros do  Conselho de  Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitês Estatutários.
Publicação:Resolução nº 033/2021, de 13 de outubro de 2021.
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Política de Inovação
O que é: A Política de Inovação visa promover ações coordenadas no que se refere à aplicação dos instrumentos de incentivo à inovação.
Publicação: Resolução Nº 004/2015 de 27 de outubro de 2015, alterada pela Resolução Nº 24/2019 de 07 de julho de 2019, alterado pela Resolução Nº 037/2019 de 05 de novembro de 2019.
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Política de Porta Vozes
O que é: A Política de Porta-Vozes informa sobre os procedimentos em relação ao atendimento à Imprensa.
Publicação: Resolução 001/2017, de 16 de fevereiro de 2017.
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Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
O que é: A Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais estabelece as diretrizes para a obtenção, o uso e a revelação das informações coletadas nos websites do Tecpar.
Publicação: Resolução 024/2023, de 30 de novembro de 2023.
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Política de Transações com as Partes Relacionadas
O que é: A Política de Transações com as Partes Relacionadas estabelece os procedimentos a serem observados quando da ocorrência de Transações com Partes Relacionadas e outras situações com potencial conflito de interesses.
Publicação: Resolução Nº 41/2018, de 18 de dezembro de 2018.
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RAINT

O Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) apresenta os resultados dos trabalhos de auditoria interna executados no exercício anterior, em decorrência da execução das ações definidas no PAINT e daquelas ações incluídas de forma extraordinária. Sua publicação atende ao Decreto 8.945/2016, Art. 13, inciso  X.

Em conformidade com a Lei nº 12.527/2011 e Decreto estadual nº 10.285/2014, que regulamenta o acesso as informações dos órgãos públicos, as publicações das Prestações de Contas do Tecpar estão disponíveis abaixo:

 
Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

 

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

 
Comitê de Auditoria Estatutário (CAE)

O Comitê de Auditoria Estatutário do Tecpar foi extinto em 28 de setembro de 2021, na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.

2021

2020

2019

2018

 
Conselho de Administração (CAD)

 

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

 
Comitê de Indicação e Avaliação (CIA)

O Comitê de Indicação e Avaliação do Tecpar foi extinto em 28 de setembro de 2021, na 16ª Assembleia Geral Extraordinária.

2021

2020

2019