Tecpar pesquisa em 2016 solução tecnológica para tratamento de câncer de mama 03/01/2017 - 07:27

Também na área da saúde, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está desenvolvendo uma solução tecnológica para dar apoio ao tratamento do câncer de mama. Uma pesquisa, fruto da parceria entre o Tecpar, o Hospital Erasto Gaertner e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), busca desenvolver um teste inédito no Brasil para dar mais eficiência ao tratamento de câncer de mama.

A solução busca avaliar se a paciente possui em seu corpo a enzima necessária para que a pré-droga usada no tratamento do câncer faça efeito. Com o teste que está em desenvolvimento, é possível oferecer outros tratamentos para a paciente que não possuir a enzima. Os primeiros resultados devem ser conhecidos já em 2017.

Outra ação é na área de energias renováveis. O projeto Smart Energy Paraná, gerenciado pelo Tecpar, mobiliza as competências que o Estado e a sociedade já têm na área de energias renováveis e busca por novas competências para desenvolver esse setor do ponto de vista econômico, ambiental e social.

Neste ano, duas novas ferramentas de aproximação entre pesquisadores, empresários e representantes do governo foram lançadas: a Revista Smart Energy, que apresenta conteúdo científico e noticioso sobre o setor de energias renováveis, e o Portal Smart Energy Paraná, um instrumento que pretende promover a interação entre agentes do setor e reunir informações voltadas à legislação e à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O portal do Smart Energy pode ser acessado pelo site smartenergy.org.br.

Leia mais sobre os resultados alcançados pelo Tecpar em 2016:

Tecpar ganha protagonismo nacional na área de saúde em 2016

Indústria farmacêutica e biotecnológica do Tecpar ajuda no combate de doenças no país

Incubadora do Tecpar abriga 100º negócio inovador em 2016

Escola de Gestão Inteligente realizou os primeiros cursos em 2016

Tecpar se torna empresa amiga da amamentação em 2016