Tecpar vai certificar sistema de monitoramento de ônibus 04/11/2015 - 10:10

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) foi designado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como organismo de certificação do Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip), que vai monitorar as viagens de ônibus.

Pela portaria da ANTT, o Tecpar Certificação, unidade voltada à certificação de produtos e sistemas, é o responsável por avaliar a conformidade do sistema e certificá-lo. O Monitriip consiste em um sistema composto de dois subsistemas, um embarcado e outro não embarcado.

O primeiro será instalado em todos os ônibus de viagem de passageiros e vai fazer a transmissão de dados como velocidade, tempo, distância e localização, além de jornada do motorista, paradas, início/fim de viagem, dados dos bilhetes e cartão de embarque. Esses dados serão transmitidos por meio de conexão móvel de dados diretamente à ANTT.

O sistema não embarcado, por sua vez, será responsável pela venda de bilhetes e registro de ocorrências do serviço prestado. Após a certificação pelo Tecpar, a ANTT vai homologar os dois sistemas.

A Agência vai monitorar todas as viagens realizadas sob sua autorização e permissão e, no transporte regular de passageiros, vai acompanhar também o número de pessoas transportadas, as tarifas praticadas e o cumprimento da programação horária e do itinerário.

De acordo com técnico de avaliação da conformidade do Tecpar Certificação Eduardo Alexandre Correa, o Tecpar vai avaliar se o sistema desenvolvido está realizando as funções previstas nas regulamentações específicas. “Algumas empresas de desenvolvimento de software e hardware estão em fase final de projeto dos sistemas e assim que estiverem concluídos o Tecpar Certificação vai avaliar a sua conformidade”, explica Correa.

As empresas de transporte de passageiros serão responsáveis pela aquisição, implantação e manutenção dos equipamentos necessários para o sistema.

Tecpar Certificação

A certificação de produtos realizada pelo Tecpar Certificação inclui componentes elétricos e de telecomunicações, eletrodomésticos, produtos orgânicos, cadeia de custódia de produtos de base florestal e unidades armazenadoras.

Em sistemas de gestão, o Tecpar Cert certifica Sistema de Gestão da Qualidade (NBR ISO 9001), Sistema de Gestão Ambiental (NBR ISO 14001), Gestão da Qualidade para Empresas da Construção Civil SiAC/PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), LIFE (Conservação da Biodiversidade), Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001) e Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ – Módulo Rodoviário).

Para mais informações sobre a unidade de negócios do Tecpar, acesse www.tecparcert.com.br.