Tecpar vai aferir custos de serviços de obras públicas estaduais 26/09/2012 - 14:31

Um termo contratual assinado na última desta terça-feira (25) no Palácio Iguaçu prevê o levantamento de custo e aferição de 500 serviços mais relevantes para as obras de edificações públicas executadas pelo Governo do Estado.

O serviço foi contratado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística e será executado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em conjunto com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

O levantamento será complementar a tabela Sinapi (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), da Caixa Econômica Federal, que lista 5 mil composições de preços de insumos e serviços e serve de base para todas as obras federais.

Assinaram o documento o governador Beto Richa, o secretário de infraestrutura e logística José Richa Filho, o secretário da ciência, tecnologia e ensino superior Alípio Leal, o diretor-presidente do Tecpar Júlio C. Felix e o diretor de tecnologia e inovação do instituto Guilherme Zemke.

De acordo com o secretário José Richa Filho, “o levantamento facilitará a análise e aprovação de projetos que contam com recursos da União”. Na opinião do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, o serviço vai oferecer mais segurança e transparência às obras públicas, ressaltando que se trata de um processo dinâmico e inovador, que engloba qualquer tipo de edificação executada pelo governo estadual.

Segundo o diretor-presidente  do Tecpar Júlio C. Felix “o instituto já tem um amplo escopo de trabalho com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, agora ampliado com esta atividade voltada para melhoria da qualidade de projetos e edificações no Estado do Paraná”.

O levantamento vai aferir a adequação dos preços com o tipo de construção planejada, conforme explicou o diretor de tecnologia e inovação do Tecpar Guilherme Zemke.  “Toda construção é feita por composições, seja de uma escola ou de um hospital, a rede elétrica, por exemplo, com determinado número de pontos, tem uma composição de preço determinada. O custo e os tipos de materiais necessários, serviço e tempo, o Tecpar terá a função de colocar estas informações em um banco de dados, atualizar e fazer a aferição do tempo de execução do serviço”, explicou.

SOLENIDADE - O termo contratual foi assinado em uma solenidade que compreendeu ainda o lançamento de uma coletânea de oito publicações denominado: “Cadernos de Orientações para a Contratação de Obras e Serviços de Engenharia – Edificações”, do Governo do Estado.

O objetivo dos cadernos é orientar os órgãos da administração pública estadual e padronizar procedimentos dcontratação de projetos e obras. As publicações estão disponíveis no site www.infraestrutura.pr.gov.br. A solenidade marcou também o lançamento de um selo comemorativo dos 66 anos da Procuradoria Geral do Estado, além do pagamento de precatórios.

Na oportunidade, o governador Beto Richa destacou que as ações anunciadas demonstram que o Paraná está avançando. “Preocupado com a transparência, com a modernidade, em honrar os seus compromissos, o Paraná avança com passos largos e sustentados no desenvolvimento econômico e social. Mas para tudo isso é importante lançar as bases deste crescimento, honrar os compromissos para que possamos gastar o dinheiro público de forma correta e transparente dando um choque de gestão. Fazendo mais e melhor cada vez gastando menos”, disse.