Tecpar será palco de debates sobre mobilidade elétrica no Brasil 19/04/2019 - 10:09

Nesta quarta (24) e quinta-feira (25), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será palco de debates sobre as oportunidades, desafios e rumos da mobilidade elétrica no Brasil. Cerca de 150 pessoas são esperadas para o Fórum Internacional de Carros, Veículos Elétricos e Mobilidade Urbana (Fórum CVE), que acontecerá na sede no instituto, em Curitiba.

O evento anual reúne empresários, pesquisadores, profissionais e acadêmicos interessados na produção de carros elétricos e mobilidade urbana, com o objetivo de alavancar a cadeia produtiva do setor.

Organizado anualmente pelo Grupo FRG Mídias & Eventos e promovido pelo Tecpar, o fórum é um espaço para criar oportunidades de negócios, debater sobre barreiras regulatórias e jurídicas, uso de tecnologias inovadoras, possibilidades de financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento do setor.

Programação

A programação conta com painéis temáticos e apresentação de cases especiais de empresas ligadas ao setor. A palestra de abertura será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Guggisberg.

No primeiro dia do evento o destaque é o painel sobre a importância do armazenamento de energia para mobilidade elétrica no Brasil.

O debate terá a participação de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Maria Fátima Roselem, especialista na área de baterias para veículos elétricos, e Raul Beck, responsável técnico da área de Sistemas de Energia. O diretor de Indústria e Inovação do Tecpar, Rafael Rodrigues, falará sobre da utilização de grafenos em baterias para veículos elétricos.

Também participam a Associação de Geração Distribuída (ABGD), Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), Confederação Brasileira de Automobilismo, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Copel e Lactec.

No último dia do evento, os debates giram em torno da qualificação e formação de profissionais no setor de VE’s, políticas públicas, linhas de financiamento e novos modelos de negócios, encerrando com uma reflexão sobre o futuro da mobilidade elétrica no Brasil.

Smart Energy

Durante o evento, o pesquisador  do Tecpar Bill Jorge Costa, que é mestre e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais , apresentará o programa Smart Energy Paraná. A promoção da eletromobilidade está prevista no programa estadual que busca a adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis.

Atualmente, o Tecpar coordena o Programa Paranaense de Energias Renováveis e é responsável pela secretaria executiva do projeto Smart Energy Paraná, desenvolvendo projetos na área de energias renováveis, em especial a solar e a eólica.

A programação e informações sobre inscrições estão disponíveis no site do evento: www.forumcve.com.br.