Tecpar recebe visita técnica de comitiva espanhola 16/05/2019 - 09:00

Nesta quarta-feira (15), o Tecpar recebeu a comitiva do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) de Valência, na Espanha. O grupo está no Paraná com o objetivo de habilitar cidades e regiões a se conectarem e compartilharem soluções para desafios em comum. A visita ao Tecpar teve foco nas áreas de energia, saúde e data science.

O grupo foi recebido pelo diretor de Administração e Finanças, Arnaldo R. da Fonseca, que representou o diretor-presidente Fábio Cammarota.

“Temos certeza de que esta aproximação trará muitos benefícios para ambos os lados. A estrutura do Tecpar está à disposição para dar continuidade ao diálogo que foi iniciado com o Governo do Paraná e para, futuramente, estabelecer novas parcerias”, afirmou Fonseca.

Na segunda-feira (13), foi assinado um acordo entre o Instituto Valenciano de Competitividade Empresarial, Agência Paraná Desenvolvimento (APD) e a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná para a implementação da metodologia RIS3.

Bastante utilizada nas políticas de desenvolvimento regional da União Europeia, a metodologia reúne ferramentas que se baseiam em conhecimento e inovação para promover mudanças estruturais de economias regionais. No Paraná a metodologia será implantada no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Segundo Roberto Algarra, diretor financeiro de programas europeus do Instituto Valenciano de Competitividade Empresarial, o encontro faz parte da estrutura de um programa europeu que põem em contato regiões da comunidade europeia com regiões ibero-americanas.

“Vamos trocar conhecimentos e experiências entre as duas regiões para ver se a médio prazo há alguma opção que possa gerar experiências piloto entre o Paraná e a comunidade valenciana”, afirmou Algarra.

COMPOSIÇÃO – A comitiva também contou com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), da embaixada da Suécia, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e de outras instituições de várias regiões do país.

De acordo com André Rafael Costa e Silva Coordenador da Rota da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do MDR, o encontro é um momento importante para troca de experiências e parcerias que vão contribuir para políticas de desenvolvimento regional.

“Para o MDR o Paraná é um polo na área da TIC, um caso de sucesso e a gente quer ver como o ministério pode apoiar a continuidade desta evolução das cadeias produtivas no Estado e divulgar para o país”, afirmou Silva.