Tecpar realiza capacitação para profissionais da indústria de produtos médico hospitalares 06/11/2014 - 14:37

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promove, no mês de novembro, um treinamento sobre ciclo de vida de produtos e sua certificação em órgãos de regulação. Voltado para profissionais da indústria de produtos médico hospitalares e para quem atua na garantia e controle da qualidade, a capacitação será realizada nos dias 20 e 21 de novembro.

A primeira vertente do curso é “Gerenciamento de risco no ciclo de vida de produtos para a saúde”. O principal objetivo desta capacitação é ajudar os profissionais a compreender a aplicação sistemática de políticas, procedimentos e práticas de gerenciamento às tarefas de análise, avaliação, controle e monitoração de risco. O curso será ministrado por Rodinei Esser Dalcin, farmacêutico bioquímico e especialista em Engenharia da Qualidade.

Maurício Fernandes, coordenador do curso, explicou que indústrias de produtos médico hospitalares devem registrar o produto nas normativas estabelecidas pelos órgãos reguladores. “O curso auxilia no entendimento do uso pretendido do produto e o gerenciamento de riscos através das normativas. Na ocasião, os alunos poderão tirar dúvidas pontuais de forma individualizada”, explica.

A segunda parte da capacitação vai trazer o curso “Obtenção de marcação CE e registro e cadastro na Anvisa”, ministrado por Clecio Dambiski, proprietário da Qualabor – Soluções em Sistemas de Gestão da Qualidade, Laboratórios e Certificações de Produtos. Dambiski vai apresentar informações sobre registro e cadastro de produtos médico hospitalares na Anvisa, além de explicar como obter a Marcação CE, um indicativo de conformidade obrigatória para diversos produtos comercializados na Europa. “As indústrias de produtos hospitalares que buscam exportar para o mercado europeu precisam, necessariamente, desta certificação. Esse curso vai ajudar muito o empresário para entender como obtê-lo”, ressalta Fernandes.

Serviço: Os cursos “Gerenciamento de risco no ciclo de vida de produtos para a saúde” e “Obtenção de marcação CE e registro e cadastro na Anvisa” vão ser realizados nos dias 20 e 21 de novembro, com carga horária de 16 horas, no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia do Paraná (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições vão até o dia 14 de novembro e custam R$ 250. Mais informações podem ser obtidas com Maurício Fernandes, pelo e-mail mfernandes@tecpar.br ou pelo telefone (41) 3316-3208.