Tecpar leva experiência em projetos farmacêuticos para congresso nacional na área da saúde 14/01/2016 - 08:51

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, é um dos palestrantes do 4º Congresso Anual Eyepharma Brasil, evento que vai reunir especialistas em São Paulo, em abril, para discutir as últimas tendências de mercado na saúde brasileira.

Entre os palestrantes estão ainda o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ivo Bucaresky, o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Produtos Estratégicos do Ministério de Saúde, Adriano Massuda, o Gerente-Geral de Acompanhamento das Operadoras e Mercado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca da Silva, e o ex-diretor da Anvisa, Jaime César de Moura Oliveira.

Os participantes do evento vão discutir melhorias na saúde do Brasil, conhecer experiências internacionais com estratégias inovadoras de acesso ao mercado na Europa, Américas e Ásia, e ainda descobrir como o ingresso de biossimilares vai mudar e impactar o mercado brasileiro nos próximos anos.

Experiência do Tecpar

O Tecpar vai ao congresso para apresentar a sua experiência em projetos de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), mecanismo utilizado pelo Ministério da Saúde para que laboratórios públicos produzam no país, em parceria com empresas privadas, medicamentos hoje importados.

Atualmente, o Tecpar desenvolve um projeto com a empresa russa Biocad para a produção do Bevacizumabe, biológico usado para o tratamento de diversos tipos de câncer e degeneração macular.

Além do Bevacizumabe, cuja produção via PDP já está aprovada pelo Ministério da Saúde, o Tecpar concorre junto com a Biocad para fornecer ao Sistema Único de Saúde (SUS) os biológicos Adalimumabe e Infliximabe, medicamentos usados para tratamento de artrite reumatoide, psoríase e outras doenças crônicas.

Além do Adalimumabe e do Infliximabe, o Tecpar atualmente aguarda resultado de outras três propostas de projetos para a produção de medicamentos, como a Somatropina, com a alemã Merck, o Salbutamol, com a britânica GSK, e produtos para a saúde como aparelho auditivo retroauricular e intra-aural, com a suíça Sonova/Phonak.

Mais informações sobre o 4º Congresso Anual Eyepharma Brasil, que vai realizado entre 12 e 13 de abril, podem ser obtidas pelo site www.eyeforpharma.com/mabrazil.