Tecpar firma acordos na área da saúde com empresas europeias 22/09/2016 - 09:32

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) firmou importantes acordos com empresas estrangeiras da área da saúde durante a viagem de negócios do diretor-presidente, Júlio C. Felix, à Europa. Os acordos incluem projetos para o desenvolvimento de produtos para o tratamento de câncer e hemoderivados.

Em Portugal, o Tecpar firmou memorando de entendimentos com a indústria farmacêutica portuguesa Bluepharma, para que as empresas estudem a viabilidade de proporcionar ao mercado brasileiro medicamentos sintéticos para o combate do câncer.

O diretor-presidente explica que o tratamento oncológico utiliza tanto medicamentos biológicos quanto sintéticos. Como o Tecpar já tem garantido pelo Ministério da Saúde o desenvolvimento de medicamentos biológicos usados para o tratamento de diversos tipos de câncer, a linha em Ponta Grossa vem a complementar a produção de medicamentos oncológicos do Tecpar, pontua Felix.

Proteína humana

Uma equipe técnica do Tecpar foi a Estocolmo, na Suécia, onde foi realizada uma visita a sua parceira para transferência de uma plataforma tecnológica na área de proteína humana, segmento no qual a companhia europeia tem experiência de mais de 30 anos.

A visita tem o nome técnico de technical due diligence, procedimento que consiste em um processo de avaliação para que a equipe possa confirmar in loco os dados disponibilizados pela companhia. Colaboradores do instituto já passaram pelo treinamento para o início da transferência de tecnologia.

Dengue

O diretor-presidente esteve ainda na França, onde, em Lyon, se reuniu com representantes da Sanofi Pasteur, com a qual o Governo do Paraná tem um acordo para o fornecimento da vacina contra a dengue. O Tecpar é o parceiro na disponibilização da vacina para a Secretaria de Estado da Saúde e na França discutiu a colaboração na área.

Felix ressalta que os projetos são importantes para a saúde pública brasileira e são parte das ações do Tecpar como centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em especial na área da saúde. “A parceria com essas indústrias envolve outras tecnologias de interesse do país, do instituto e do laboratório, que vão atender a saúde pública com medicamentos de alta tecnologia e valor agregado”, ressalta o diretor-presidente.

Tecpar

O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.