Tecpar economiza R$ 2,6 milhões em compensações tributárias desde 2011 15/07/2015 - 12:25

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) realizou, desde que a atual diretoria assumiu a direção do instituto, em 2011, compensações tributárias que já geraram uma economia às finanças da empresa de mais de R$ 2,6 milhões. Os dados são referentes a junho deste ano. O valor economizado é o equivalente ao faturamento obtido com a comercialização de 2,2 milhões de doses da vacina antirrábica produzidas pela instituição.

A compensação tributária é uma das modalidades de extinção do crédito tributário e, pela lei, ocorre quando duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor de obrigações, uma com a outra, operando-se a extinção para poderem se compensar.

O diretor de Administração e Finanças do Tecpar, José Ciro Costa de Assunção, explica que esse é um procedimento, entre muitas ações tomadas pela diretoria executiva do instituto, que tem embasamento legal para que os colaboradores do Setor de Contabilidade Empresarial utilizem em benefício da empresa.

“O Tecpar vem utilizando este recurso para minimizar os débitos tributários sob os quais o instituto tem a obrigatoriedade de recolhimento. Esse valor, em sua maioria, foi compensado em tributos que seriam pagos por meio do Imposto de Renda Retido na Fonte da folha de pagamentos dos colaboradores da empresa”, salienta.

De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, uma das regras da diretoria executiva, assumida já na última gestão por determinação do governador Beto Richa, é fazer mais e melhor, com menos. “Atuamos para aumentar a produtividade do Tecpar, diminuindo gastos que possam ser cortados e alavancando receitas. Com ideias simples e inovadoras realizamos grandes mudanças na instituição rumo à sustentabilidade nos próximos anos”, destaca Felix.