Tecpar é única empresa pública laureada no Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão 06/11/2012 - 13:16

Concorrendo pela primeira vez, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já ficou com o Troféu Bronze no Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG Ciclo 2012), um reconhecimento da excelência da gestão de empresas sediadas no Estado.

Promovido pelo Movimento Paraná Competitivo e pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o prêmio avalia a evolução das empresas que adotam o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), metodologia internacional voltada para uma visão sistêmica da gestão organizacional, preconizado no Brasil pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).Visa reconhecer as melhores práticas de gestão nas organizações do Paraná, promovendo mudanças que destaquem o Estado no cenário nacional e internacional, em relação à qualidade, à produtividade e à competitividade.

O Tecpar já concorreu no nível mais avançado, o Nível II – Rumo a Excelência, que atinge 500 pontos e foi a única empresa pública laureada, atingindo pontuação para chegar à premiação na categoria Troféu Bronze, ao lado da Spaipa S/A Indústria Brasileira de Bebidas e da DB1 Informática. “Concorremos pela primeira vez como aprendizado do modelo e já podemos ter o orgulho de dividir a colocação com uma empresa do prestígio da Spaipa. E ainda sendo empresa pública” -, comemorou Júlio C. Felix, diretor-presidente do Tecpar, prometendo para a nova edição do Prêmio Excelência em Gestão, no ano que vem, ainda mais empenho para chegar a uma pontuação maior. “É um desafio que nos dá prazer em encarar, pois contribui para a melhor gestão de uma empresa pública, o que significa maior retorno para a sociedade e melhores resultados empresariais” – completa Felix.

“A busca da eficiência e da eficácia na gestão é um dos grandes desafios contemporâneos. Na administração pública, as dificuldades dos gestores é sempre potencializada em face da burocracia excessiva, que, no caso das empresas públicas, é sempre um fator que diminui a capacidade de competição com a iniciativa privada” – comenta o secretário Alípio Leal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, à cuja pasta o Tecpar está vinculado. “Apesar disso, o Tecpar, ao implementar processos, metodologias e iniciativas inovadoras no âmbito de suas competências e utilizando as melhores práticas de gestão, caminha no sentido da busca da excelência na administração, confirmando que liderança e equipe comprometida com resultados constituem o caminho seguro para alcançar a eficiência e a eficácia na administração pública” – completa Leal.

A Cerimônia de Reconhecimento do PPrQG Ciclo 2012 será no dia 11 de dezembro, às 18h30min no Auditório Mário de Mari, no CIETEP/FIEP.