Tecpar e Fiocruz reforçam parceria para 2019

Em visita à sede do Instituto Carlos Chagas (ICC) Fiocruz Paraná, o diretor-presidente do Tecpar, professor Fábio Cammarota, o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Rafael Rodrigues e a gerente da Divisão da Garantia da Qualidade e Assuntos Regulatórios, Carolina Perottoni, conversaram com o vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico, Prototipagem e Produção da unidade, Marco Aurélio Krieger, com o diretor da Fiocruz Paraná, Bruno Dallagiovanna Muniz e com o CEO do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Ribeiro Barbosa.

Durante o encontro, o grupo tratou do planejamento das atividades a serem desenvolvidas a partir de agora, entre as duas instituições.  Cammarota afirmou que a intenção do Governo do Estado e do Tecpar é manter e aprofundar a relação com a Fiocruz, que sempre apresentou resultados expressivos.

“Estamos em um momento de renovação do posicionamento do Tecpar no mercado.  Temos muitos projetos para desenvolver em parceria e a Fiocruz é parte importante neste processo. Contamos com essa colaboração para avançarmos na inovação tecnológica em prol da preservação da saúde pública”, destacou Cammarota.

O vice-presidente da Fiocruz reforçou a importância da parceria entre as duas instituições que existe há duas décadas e que possibilitou à Fiocruz, um modelo de cooperação referência a ser seguido em outras unidades do país. “Nossa atuação vai desde a pesquisa básica com grupos de ponta e excelência, com alto reconhecimento nacional, até a atividade de desenvolvimento tecnológico e produção, que é único no país”, disse ele.

Krieger lembrou que o instituto começou com uma parceria entre o Governo do Estado e o Tecpar e com apenas sete pesquisadores. “O empreendimento deu tão certo que hoje há dois institutos que nasceram desta iniciativa, referendados nacional e internacionalmente, o ICC e o IBMP”.

INTERESSE – Segundo Krieger, um dos interesses da Fiocruz é resgatar a parceria para produção de vacinas conjugadas, nas quais o Tecpar tinha um papel importante na produção do componente. Ele também citou a possibilidade de realizar pesquisa básica, complementar ao trabalho do Tecpar.

CONVITE – O Tecpar foi convidado a participar do evento para discutir os dez anos do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (GECIS). O evento acontece em maio, no Rio de Janeiro, e tem a parceria do Ministério da Saúde e presença de laboratórios oficiais e Tribunal de Contas da União.

ESPAÇO – No ano que vem a Fiocruz completa 120 anos. O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz no Paraná, está localizado no Parque Tecnológico da Saúde (Tecpar), em Curitiba.

 

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados