Tecpar comemora 16 anos de atuação na área de certificação 12/07/2013 - 13:56


Ao comemorar, no dia 14 deste mês, 16 anos de atuação na área de certificação, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) se destaca, principalmente, como um protagonista no Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade. O instituto teve e tem um papel fundamental no desenvolvimento de normas que servem de referências para a certificação de sistemas e produtos no país, atuando em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), afirma o diretor-presidente Júlio Felix.

“Fazemos parte desse Sistema, participando da elaboração de  normas e regulamentos técnicos, e executando atividades num processo que começou muito antes  de 1997, ano em que o Tecpar teve sua primeira acreditação pelo Instituto Nacional de Metrologia,Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como organismo de certificação de sistemas de gestão da qualidade”, lembra Felix.

Desde sua implantação, o Tecpar Cert expediu em torno de quatro mil certificações em todas as suas áreas de atuação. O instituto é acreditado pelo Inmetro para certificar sistemas de gestão da qualidade; sistema de gestão ambiental; manejo florestal; cadeia de custódia para produtos de base florestal; sistemas de gestão da qualidade de empresas de serviços e obras na construção civil; produtos elétricos; produção integrada de frutas; avaliação da conformidade de cestas de alimentos e similares; sistemas orgânicos de produção e processamento e unidades armazenadoras.

Atua ainda no sistema de avaliação da segurança, saúde, meio ambiente e qualidade; na certificação de saúde e segurança ocupacional; na certificação de produtos agroindustriais (soja e milho não transgênicos) e de produtos de telecomunicações. E, desde junho do ano passado, o Tecpar tornou-se o primeiro organismo no país credenciado pelo Instituto Life (Lasting Initiative for Earth), para fazer auditorias e conceder certificação  a organizações com foco em ações de conservação da biodiversidade.

PIONEIRO – A história de sucesso do Tecpar Cert remonta ao início dos anos 90, quando o instituto participou de dois programas do governo federal, lembra Júlio Felix.  O primeiro foi o Projeto de Especialização em Qualidade nas Empresas, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e que resultou na implantação do programa Qualidade Total, junto com outras 10 empresas.

O outro, em conjunto com o Inmetro e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para disseminar a cultura da normatização técnica nas empresas, que propiciou uma grande competência ao instituto nessa área e levou a um desdobramento no mercado, com a iniciativa privada também criando suas competências.

Esse pioneirismo, associado às parcerias nacionais e internacionais, resulta em enorme credibilidade ao instituto. “Esta é a função do Tecpar. Tornamo-nos um organismo de certificação de sistemas e produtos quando não havia outros para atender essa necessidade, recorda o diretor-presidente.

ORGÂNICOS –  Na área de certificação de orgânicos novamente o Tecpar mostrou-se pioneiro. Foi o primeiro organismo credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2011, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Em outubro daquele ano o ministério publicou a Instrução Normativa n° 46, pela qual qualquer produto dito orgânico, para entrar no país, tem de ser certificado conforme essa regulamentação, desde a matéria-prima até o produto final, e ostentar o selo “Orgânico Brasil”.

Atualmente o Tecpar é o maior certificador de produtos orgânicos no Paraná, atuando também em outros estados e países por meio de parcerias internacionais. Coordena ainda o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos, financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, voltado aos pequenos produtores e à agricultura familiar.