Tecpar apoia evento que debaterá avanços no setor de biomassa e energia 23/05/2019 - 10:32

Para fortalecer a cadeia produtiva de energia limpa e renovável no Brasil, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está apoiando a realização do 4º Congresso Internacional de Biomassa (Cibio) e a 4ª Feira Internacional de Biomassa e Energia (Expobiomassa). Os eventos acontecem de 25 a 27 de junho, simultaneamente, no Expotrade Convention Center, em Curitiba.

O diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota, conta que a participação nos eventos faz parte das ações do Smart Energy Paraná, responsável pelo desenvolvimento e fomento à produção de energia limpa no Estado.

“O Brasil é uma das lideranças mundiais quando o assunto é fontes naturais de energia e o Paraná segue esta tendência mundial, buscando a adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente, e a disseminação da geração distribuída por fontes de energias renováveis”, pontua o diretor-presidente.

Além de coordenar o Programa Paranaense de Energias Renováveis, o instituto é responsável pela secretaria executiva do Smart Energy, desenvolvendo projetos na área de energias renováveis, em especial a solar e a eólica.

EVENTOS – O Cibio 2019 e a 4ª Expobiomassa são organizados pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, com apoio do Tecpar e das principais associações e entidades ligadas ao setor no Brasil e exterior. Para o coordenador geral, Tiago Fraga, os eventos serão os principais acontecimentos das áreas na América Latina em 2019.

“Na exposição, iremos reunir toda a cadeia produtiva do setor de biomassa, com a presença de fabricantes de máquinas e equipamentos que fazem parte do processo industrial que gera energia limpa e renovável”, explica.

Segundo Fraga, o congresso é a principal oportunidade para debater os rumos, gargalos e projeções do setor para os próximos anos. “Vamos aproximar produtores, fabricantes de clientes finais, além de fomentar e provocar iniciativas para políticas públicas, incentivos fiscais, entre outros”, diz Fraga.

Mais de 5 mil pessoas, entre congressistas e visitantes da feira, são esperadas para os eventos que reunirão aproximadamente 70 marcas de 10 países, além de 150 palestrantes de todas regiões do Brasil e do exterior.

As informações sobre os eventos estão disponíveis nos endereços eletrônicos: www.congressobiomassa.com/site/ e  www.expobiomassa.com/site/.

METAS – De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em cinco anos a participação das energias renováveis na matriz energética aumentou de 42,4%, em 2012, para 43,2%, em 2017. Só a biomassa, gerada a partir de produtos orgânicos, é responsável por 9% da energia produzida no Brasil, sendo a terceira principal fonte de energia no país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

6q8yh4-P