Tecpar analisa qualidade nutricional de alimentos processados e embalagens 29/03/2019 - 15:34

Para conscientizar a população sobre a importância da saúde e dos cuidados com a boa alimentação, no próximo domingo (31) é celebrado no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e alerta, entre outras questões, sobre o direito de todos ao acesso a alimentos de qualidade.

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) contribui, por meio de soluções tecnológicas em saúde, para assegurar a qualidade dos alimentos consumidos pela população, realizando a avaliação nutricional de alimentos processados para empresas dos setores público e privado e de sua conformidade com regulamentações nacionais e internacionais.

Segundo o diretor-presidente do instituto, Fábio Cammarota, os laboratórios do Tecpar são os únicos do Paraná a integrar a Rede Nacional de Análise de Alimentos (Renali), formada por laboratórios públicos que buscam auxiliar as empresas a atenderem as exigências legais aplicáveis à produção e comercialização de alimentos no Brasil.

“O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar atende empresas de todo o país que produzem e comercializam alimentos destinados ao mercado interno ou à exportação, oferecendo apoio tecnológico para que esta produção atenda aos requisitos legais, normas e metodologias específicas”, destaca Cammarota.

SEGURANÇA ALIMENTAR - A gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente, Daniele Adão, diz que entre os diversos serviços prestados pelo laboratório estão as análises de composição nutricional dos alimentos e de identificação da presença de contaminantes, que são substâncias de origem biológica, química ou física, estranhas ao alimento, que sejam consideradas nocivas à saúde humana ou que comprometam a sua integridade.

“Os alimentos podem ser contaminados durante o processo de produção, manuseio ou armazenagem. Para assegurar a qualidade dos alimentos algumas análises podem ser realizadas, tais como avaliação de matérias estranhas macroscópicas e microscópicas, contaminantes inorgânicos, como metais pesados, além de fungos e bactérias”, explica Daniele.

Entre os alimentos analisados no Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente estão carnes, leite, pescados e seus derivados; sucos e bebidas, mel e sementes, além de embalagens.

ROTULAGEM E EMBALAGEM - Outros serviços associados à saúde e segurança alimentar executados pelo Tecpar completam o processo para garantir a qualidade dos alimentos, como a verificação de requisitos legais relacionados à embalagem e à rotulagem nutricional.

De acordo com a gerente, com base nessa composição o fabricante pode, então, rotular as embalagens dos produtos a serem comercializados. "Com isso os consumidores têm conhecimento das informações nutricionais, como o valor calórico e o teor de sódio, e identificar a potencial presença de alergênicos”, diz Daniele.

O Tecpar auxilia empresas do ramo alimentício a se adequarem ao regulamento técnico 360/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) − que estabelece as exigências para a rotulagem dos alimentos, e outras resoluções.

O instituto também dá suporte nas fases de desenvolvimento de novos produtos, adequações de processos e presta consultoria para avaliação de Boas Práticas de Fabricação de alimentos.

Empresas interessadas em utilizar os serviços prestados pelo Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente podem entrar em contato pelo telefone (41) 3316-1000 ou neste link. 

IMG_2575_EDITADA