Projetos de duas empresas incubadas no Tecpar são contemplados em edital do Sebrae 22/10/2012 - 12:45

Duas empresas residentes na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), receberão recursos da ordem de R$ 170 mil cada provenientes do Sebrae/PR para o desenvolvimento de produtos inovadores.

A Engemovi (especializada em automação industrial) e a Hi Technologies (fabricantes de equipamentos médicos) foram contempladas em um edital de chamada pública lançado pelo Sebrae/PR em setembro.

Os recursos serão utilizados para cobrir despesas decorrentes dos projetos inovadores com consultoria, diárias e passagens, material de consumo e locação de equipamentos com contrapartida econômica de 40% do valor total do projeto por parte do Tecpar e 10% da própria empresa.

Entre os 13 projetos aprovados no edital, o da Engemovi foi o que obteve a maior pontuação, conforme os critérios previstos que observaram em ordem decrescente de importância: Inovação (Densidade tecnológica da inovação pretendida. Grau de novidade da proposta); Abrangência (impactos mercadológicos do produto e resultados esperados); Factibilidade (Consistência, viabilidade e probabilidade de êxito no desenvolvimento do projeto); Qualificação (Competência da equipe executora do projeto).

A Intec/Tecpar foi responsável por prospectar o edital, apresentar às empresas incubas e dar apoio na elaboração dos projetos. Para a gerente da Intec, Rosi Mouro, o resultado do edital mostra a competência dos empreendedores e ainda reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pela Intec/Tecpar, que é considerada uma das melhores do Brasil.

“O Sebrae tem apoiado bastante as empresas da Intec/Tecpar e do Paraná de uma forma geral. Nesse edital, as nossas empresas obtiveram uma pontuação excelente. O Sebrae deu atenção especial respondendo caso a caso a pontuação que a empresa obteve e porque que ela foi aprovada ou não”, disse Rosi.

É o segundo edital do ano em que a Intec/Tecpar capta recursos do Sebrae. “No primeiro semestre nós tivemos outro projeto aprovado junto ao Sebrae que também terá consequências positivas para as empresas por ser um recurso para fomento da gestão de incubadoras e das empresas incubadas”, completou.

Sensores – O projeto da Engemovi é voltado para iniciar uma família de sensores que suportem as extremas condições ambientais necessárias para instrumentação dos equipamentos voltados para extração de petróleo do Pré-sal. Segundo informações de representantes da empresa, “as atividades da instrumentação para inspeção de dutos de óleo e gás são socialmente responsáveis porque contribuem para a integridade das linhas e consequente prevenção de vazamentos e acidentes ecológicos”.

Analisador – Já o objetivo do projeto da HI Technologies é desenvolver um analisador automático de imunoensaios para testes ELISA (utilizado para detecção de doenças imunológicas como a AIDS) totalmente brasileiro, de forma que, nenhuma tecnologia precise ser importada reduzindo sensivelmente o custo de fabricação do produto. Além disso, pretende-se adicionar telemedicina às máquinas de forma que os exames possam ser realizados remotamente, sendo possível instalar laboratórios de diagnóstico nas cidades do interior, o que facilitará o acesso da população à tecnologia, hoje concentrada nas capitais.