Primeiros mosquitos estéreis devem ser soltos em Paranaguá ainda neste ano 09/12/2016 - 10:09

Os primeiros mosquitos estéreis desenvolvidos em um programa inédito pela empresa Forrest Innovations com o apoio governamental do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) devem ser soltos ainda neste ano em Paranaguá, uma das regiões mais afetadas pelas doenças causadas pelo Aedes aegypti. A intenção é que já no verão a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, a zika e a chikungunya, já diminua.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o diretor de Biotecnologia Industrial do instituto, Julio Salomão, e a diretoria da Forrest Innovations se reuniram no Palácio Iguaçu para apresentar ao governador Beto Richa o andamento do projeto. “Mostramos ao governador que é possível já neste verão amenizar os efeitos da dengue em Paranaguá”, salienta Felix.

O Tecpar é o responsável pelo suporte tecnológico e logístico ao projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que consiste no Controle Natural de Vetores (CNV), baseado na criação de machos estéreis que serão soltos na natureza.

Os mosquitos estéreis competirão na natureza com os mosquitos selvagens, o que acarreta na consequente redução da proliferação do mosquito, inclusive das fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Com o projeto, a tendência é que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%.

No início do projeto é feita a coleta de ovos do mosquito. Depois, os ovos eclodem produzindo o mosquito que é levado para o laboratório, onde recebe uma alimentação com produtos que garantem 100% da sua esterilidade. Estéreis, os mosquitos são soltos em um voo rasante em um avião que vem dos EUA somente para o projeto-piloto.

Em Paranaguá, o laboratório está instalado no Aeroparque. Para efetuar a liberação dos mosquitos, aguarda-se a competente emissão da licença ambiental pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O projeto deve ser ainda estendido a Maringá e outros municípios que sofram com a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Tecpar

O Tecpar é uma empresa pública do Governo do Estado e tem 76 anos de atividade. Os negócios do instituto são divididos em quatro grandes unidades: Soluções Tecnológicas, para dar apoio às empresas que buscam inovar; Empreendedorismo Tecnológico Inovador, com suas incubadoras tecnológicas e com os parques tecnológicos, como o Parque Tecnológico da Saúde; Educação, com qualificação para o mercado privado e ainda com desenvolvimento de capacitações para servidores municipais de prefeituras paranaenses; e Indústria Farmacêutica e Biotecnológica, com desenvolvimento e produção de kits diagnósticos veterinários, vacina antirrábica e produção de medicamentos de alto valor agregado para a saúde pública brasileira.

O instituto foi escolhido pelo Ministério da Saúde para ser um dos fornecedores oficiais de 14 medicamentos biológicos e hemoderivados, que serão produzidos nos próximos anos.

Além disso, o instituto atende demandas do Governo do Estado, sendo executor de projetos na área de energias renováveis e empreendedorismo tecnológico.

Saiba mais sobre o instituto em www.tecpar.br.