Inovação desenvolvida no Tecpar ganha destaque em revista internacional 04/05/2015 - 14:33

Uma pesquisa sobre a análise da concentração de um gás cancerígeno presente em painéis de madeira, fruto da dissertação de mestrado de um pesquisador do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), teve reconhecimento internacional com a publicação em uma revista eslovaca, muito conceituada na área de química. A inovação tomou como base situações reais vividas no instituto e apresentou melhorias ao processo de análises laboratoriais.

O químico industrial Lúcio Bolognesi, do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, desenvolveu uma pesquisa sobre os métodos de análise de concentração de formaldeído em painéis de madeira. Presente nesses painéis, o gás, quando inalado continuamente, pode causar câncer. A pesquisa buscou aprimorar uma das soluções tecnológicas oferecidas pelo instituto, a análise da emissão de formaldeído em painéis de madeira.

Empresas brasileiras exportadoras de compensados para a Europa, por exemplo, devem atender a uma legislação que determina a concentração máxima de formaldeído nos painéis. Para isso, buscam a certificação do Tecpar para que a análise ateste que a emissão de gás está inferior ao permitido pelas leis europeias.

Para realizar essa análise, há vários métodos com vários equipamentos e ferramentas laboratoriais. A inovação da pesquisa de Bolognesi buscou aprimorar um processo já existente dando mais eficácia à análise. “A análise por sulfito verde-brilhante via injeção em fluxo permite a realização de 20 amostras, em média, por hora. Na minha pesquisa constatei que, ao utilizar o aquecimento no processo, é possível aumentar o rendimento para 50 análises por hora”, ressalta o pesquisador.

A inovação encontrada na pesquisa, que foi embasada em uma situação real do Tecpar, mostra que a atuação do instituto em pesquisa e desenvolvimento está no caminho certo, analisa o diretor-presidente, Júlio C. Felix. “Inovar não é só criar algo novo, é também produzir melhorias em processos já estabelecidos. A inovação está no cerne do Tecpar, uma instituição que promove a ciência, a pesquisa e o desenvolvimento”, salienta Felix.

A pesquisa desenvolvida integralmente no Tecpar, intitulada “Determination of formaldehyde by flow injection analysis with spectrophotometric detection exploiting brilliant green-sulphite reaction”, foi publicada na edição número 65 da revista científica Chemical Papers, editada pela Academia Eslovaca de Ciências. A dissertação de mestrado de Bolognesi, realizada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve como orientador o professor doutor Gilberto Abate e como co-orientador o químico e doutor Eder dos Santos, também pesquisador do Tecpar.