Incubadora do Tecpar recebe, em 2015, quatro novas empresas e gradua outras três 31/12/2015 - 08:08

O ano de 2015 termina com um saldo positivo para a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec). Até dezembro, quatro empresas ingressaram no processo de incubação no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), fruto de um reposicionamento estratégico da incubadora. Outras três foram graduadas e estão no mercado.

Neste ano, começaram o processo de incubação a ucraniana LOT América, que utiliza tecnologia desenvolvida na Ucrânia e especializada em sistemas de gestão de transporte público; a Werker, microempresa com foco no desenvolvimento e produção de prototipadoras; a i9algo, que cria soluções inovadoras a partir de ideias que recebe em uma plataforma virtual; e a Mark.me, que desenvolve uma agenda online para profissionais liberais.

Na outra ponta, três empresas assinaram a graduação e deixaram a incubadora prontas para atuarem no mercado por conta própria: a Hi Technologies, produtora de equipamentos médicos criada na Intec, que desde 2010 aumenta anualmente seu faturamento em 300%; a EngeMOVI, que deixou as instalações da incubadora com quatro pedidos de patentes de novos produtos na bagagem e um faturamento de R$ 1,2 milhão em 2014; e a 2iM, que desenvolveu sistemas de gestão na área da saúde e apresentou um faturamento de R$ 2 milhões em 2015, com perspectiva de dobrar os resultados em 2016.

O gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, explica que em 2015 a incubadora se reposicionou, buscando converter interessados no processo em incubados. “Melhoramos ferramentas de gestão para buscar a sustentabilidade da incubadora. Isso refletiu em apoio aos interessados para melhorarem seus projetos a serem incubados e aos empresários que já participam do processo, um impulso para ganhar o mercado”, salienta.

Lima aponta como exemplo dos resultados do reposicionamento o fato de que das oito empresas que participaram do processo seletivo ao longo do ano, quatro já iniciaram a incubação. “Outras duas ainda estão na corrida, buscando a documentação necessária para ingressar na Intec, o que deve acontecer no início do ano que vem”, observa.

Intec

Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do País. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Ao longo de seus 26 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, seis empresas passam pelo programa de incubação: Grupo SaaS, Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo e Aegis Ideas.