Gestão de marcas é tema de workshop promovido pela Intec 16/09/2013 - 18:45

Três especialistas da área de marketing, design e propriedade intelectual proferiram palestra sobre criação, desenvolvimento e registro de marcas, na sede da federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), na última quarta-feira. O XIII Workshop Intec, evento gratuito, foi promovido pela Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), vinculada ao Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Contou com a parceria do Sistema Fiep.

André Pardo, Juliano Ughini e Sílvio Silva Jr. trataram de assuntos como o registro e validade de uma marca, dicas de como utilizar bem para atrair novos mercados e a abrangência que pode ter quando bem aplicada. André Pardo, representante do Senai, explicou sobre propriedade intelectual. Juliano Ughini, professor de marketing (FAE e UP), deu uma visão geral do conceito de branding aos participantes do workshop. Branding é o agrupamento de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado. Abrange desde a criação de uma nova, na administração da mesma e no reposicionamento das já existentes que passam por dificuldades.

O designer Silvio Silva Jr, do Studio Lumen, explicou que a marca é a identidade da empresa e de seus produtos. Segundo a gerente da Intec, Rosi Mouro, o XIII Workshop Intec foi um sucesso e apresentou aos participantes, na grande maioria empresários, estudantes e representantes da Paraná Clínicas e da Lactec pontos de vista diferentes e complementares sobre o tema: Gestão de Marcas. “O workshop faz parte da agenda de atividades da Intec e busca a sensibilização e prospecção de novas empresas. O evento também contou com a presença de Luiz Romão, gerente técnico da Incubadora Softville de Joinville, Santa Catarina”, explicou Rosi Mouro.