Empresários do setor moveleiro conhecem soluções tecnológicas do Tecpar 23/06/2016 - 08:38

Empresários  do setor moveleiro que participam do Paraná Móvel – Ciclo de Inovação, evento realizado nos dias 22 e 23 de junho no Sebrae-PR, puderam conhecer as soluções tecnológicas do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), oferecidas especialmente por dois centros: o de Tecnologia em Materiais e o de Informação e Estudos Estratégicos.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do instituto, Reginaldo Joaquim de Souza, foi uma das autoridades a participar da abertura do evento, denominado “Crescendo da Crise: como vender mais e melhor no setor moveleiro”, nesta quarta-feira (22).

De acordo com Souza, os centros tecnológicos do Tecpar podem oferecer soluções e serviços para atestar a qualidade dos produtos, com ensaios laboratoriais, e com consultorias, para aplicar melhorias nos processos industriais e empresariais. “Queremos trabalhar em parceria com o setor moveleiro, para ajudar a aumentar a competitividade das empresas neste mercado”, pontua o diretor.

A bacharel em química e mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Luciana Barreto Adad, apresentou a palestra "Vantagem competitiva com a inovação tecnológica do mobiliário", na qual mostrou cases de empresas atendidas pelo instituto para mostrar a importância de ensaios de performance para gerar inovação nas empresas moveleiras.

Um dos diferenciais para vencer a crise, segundo Luciana, é a qualidade dos produtos. Ela afirma que os centros tecnológicos do Tecpar têm como atestar essa qualidade, para que a empresa tenha como apresentar essa garantia a seus clientes. “Outro ponto importante a ser observado pelos empresários é a cadeia de fornecedores. Em época de crise, quando todos querem diminuir custos, reavaliar a qualidade do produto pode ajudar a ganhar novos mercados”, salienta.

Depois do ciclo de palestras, realizado nesta quarta-feira, os empresários participam de oficinas sobre simulação de vendas e design thinking, nesta quinta-feira (23).

Soluções Tecnológicas

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.