Empresários avaliam resultados do apoio tecnológico da Rede de Extensão Tecnológica 07/08/2014 - 16:36

 

Empresários que receberam apoio tecnológico da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná, coordenada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), dentro do programa do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estiveram nesta quarta-feira (6) no instituto para avaliar os resultados do projeto. Os representantes de empresas paranaenses apresentaram relatos de melhorias nos processos, novos produtos e acesso a mercados internacionais após receberem o apoio.

Ao todo, mais de 400 empresas paranaenses receberam consultoria tecnológica do Sibratec, que subsidia atividades de melhorias no processo produtivo das empresas, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meios de redes de extensão, implantadas em 22 estados e conveniadas com institutos de pesquisa. A Rede de Extensão Tecnológica do Paraná, que opera o Sibratec no estado, é formada por representantes do Tecpar, coordenador e executor do programa, além da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária (Fundarauc), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sebrae-PR. Pelo programa, micro, pequenas e médias empresas recebem apoio tecnológico para melhorar seu desempenho e se tornarem mais competitivas no mercado nacional ou internacional.

Para atender a um maior número de empresas, a Rede de Extensão Tecnológica do Paraná adota como metodologia a identificação de necessidades comuns a elas, que se tornam temas a serem abordados em seminários e workshops. Após esses eventos, as empresas podem receber atendimento individualizado para que os técnicos implantem melhorias no processo produtivo. O instituto oferece atendimento tecnológico com unidade móvel, adequação de produto para o mercado externo e gestão do processo produtivo às empresas participantes do projeto.