Diretor-presidente do Tecpar e ministro do MDIC avaliam oportunidades de trabalho conjunto 28/09/2016 - 09:24

                                                                                                                                                        Foto: Washington Costa

 

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e também presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Júlio C. Felix, se reuniu nesta terça-feira (27) com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira. O encontro teve como objetivo apresentar os programas e serviços da Abipti para vislumbrar possibilidades de cooperação.

Felix começou a explanação falando sobre as capacitações, reconhecidas pelo setor, que a Abipti oferece. Uma delas é formação em pós-graduação lato sensu Agente de Inovação e Difusão Tecnológica (Agintec). Com 410 horas/aula, o curso tem um conteúdo moderno e atualizado com os principais conceitos, políticas e tendências nacionais e internacionais no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I)

O presidente da Abipti apresentou também o curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I. A capacitação tem como objetivo preparar profissionais em relação aos principais conceitos, métodos e técnicas para a elaboração e gestão de projetos direcionados para as agências de fomento e instituições de apoio financeiro do setor. O treinamento, que está na décima edição, tem inscrições abertas até 20 de outubro. As aulas ocorrerão de 25 a 28 de outubro em Brasília (DF). Podem participar micro e pequenos empresários, analistas, pesquisadores e gestores de políticas de ciência, tecnologia e inovação.

O Programa Excelência na Gestão (PEG) foi outro tópico debatido na reunião. Criado em 1998 a partir de uma parceria entre a Abipti, o então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a iniciativa tem como propósito definir um conjunto de indicadores de desempenho para Institutos de Pesquisa Tecnológica, bem como avaliar suas práticas de gestão, segundo os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e GesPública. A ideia central do programa é promover melhoria do desempenho das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs), visando alcançar a excelência em sua gestão.

A 9ª Edição do Congresso Abipti também foi tópico de conversa entre o presidente da Abipti Júlio C. Felix e o titular do MDIC, Marcos Pereira. O evento, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de novembro, na capital federal, terá como tema “Desafios e Propostas para um Brasil Inovador e Competitivo”.

Palavra do ministro

Após a apresentação institucional, Marcos Pereira destacou a capilaridade da Abipti, assim como o quadro associativo da entidade que congrega as principais instituições de pesquisa tecnológica do País. O ministro afirmou que a Abipti pode contribuir na mobilização do setor, especialmente ao que se refere aos programas da pasta.

Por fim, o ministro do MDIC pediu para que haja um trabalho sinérgico entre a pasta e a Abipti para costurar acordos de cooperação.

Além da presença de Júlio C. Felix e Marcos Pereira, participaram da reunião os vices-presidente da Abipti pela região Centro Oeste, Paulo Ivo; pela Região Norte, André Tapajós; e pela região Nordeste, Leo Araújo. Pelo lado do MDIC esteve presente o secretário de Inovação e Novos Negócios, Marcos Vinicius. Os deputados Izalci (PSDB-DF) e Jony Marcos (PRB-SE) também integraram a reunião.