Com apoio tecnológico do Tecpar, empresa de Curitiba entra em novos mercados 25/08/2014 - 16:45

 

Criar novos produtos e descobrir novos nichos de mercado são atividades inerentes ao empresário, que precisa estar sempre inovando para ser competitivo. A disposição em implantar melhorias, porém, pode esbarrar em alguns percalços: como fazer e, principalmente, qual o recurso necessário? Para dar suporte à inovação, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já atendeu mais de 400 empresas paranaenses dentro do programa da Rede de Extensão Tecnológica do Paraná.

O apoio tecnológico do programa, coordenado pelo Tecpar, trouxe resultados significativos às empresas. Um exemplo é a Spotlux, indústria localizada na Cidade Industrial de Curitiba que atua no ramo de iluminação. A empresa produz refletores há 12 anos e estava buscando entrar no segmento de iluminação pública. Para isso, criou uma luminária própria para instalar em postes, mas, para disputar licitações, era preciso que o produto fosse testado e validado por algum instituto acreditado.

Foi quando a diretora da Spotlux, Maria Angela Pinheiro Margutti, que já tinha buscado soluções tecnológicas junto ao Tecpar para a sua empresa, descobriu que o instituto operacionalizava o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) no estado. Enquadrada no programa, a empresária recebeu consultoria para identificar sua necessidade e foi encaminhada à instituição que poderia fazer os testes necessários para obter os relatórios de ensaio que comprovaram a eficácia de seu produto. “No total, foram realizados 21 ensaios, subsidiados. Estávamos em busca de um diferencial mercadológico, mas não teríamos conseguido custear os testes. Com o apoio que recebemos hoje somos a única empresa em Curitiba com essa validação técnica”, comemora Maria Angela.

Empresários que receberam apoio tecnológico estiveram neste mês no Tecpar para avaliar os resultados do projeto. Os representantes de empresas paranaenses apresentaram relatos de melhorias nos processos, novos produtos e acesso a mercados internacionais após receberem o apoio. Ao todo, mais de 400 empresas paranaenses receberam consultoria tecnológica do Sibratec, que subsidia atividades de melhorias no processo produtivo das empresas, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meios de redes de extensão, implantadas em 22 estados e conveniadas com institutos de pesquisa. Hoje, o projeto está em fase final de atendimento e não há como empresários buscar o apoio pelo Sibratec. Interessados em soluções tecnológicas podem buscar informações sobre os serviços oferecidos pelo Tecpar pelo site www.tecpar.br.

O programa

A Rede de Extensão Tecnológica do Paraná, que opera o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é formada por representantes do Tecpar, coordenador e executor do programa, além da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária (Fundarauc), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Sebrae-PR. Pelo programa, micro, pequenas e médias empresas recebem apoio tecnológico para melhorar seu desempenho e se tornarem mais competitivas no mercado nacional ou internacional.

Para atender a um maior número de empresas, a Rede de Extensão Tecnológica do Paraná adota como metodologia a identificação de necessidades comuns a elas, que se tornam temas a serem abordados em seminários e workshops. Após esses eventos, as empresas podem receber atendimento individualizado para que os técnicos implantem melhorias no processo produtivo. O instituto oferece atendimento tecnológico com unidade móvel, adequação de produto para o mercado externo e gestão do processo produtivo às empresas participantes do projeto.