Codem e Tecpar reunidos em Maringá 02/10/2012 - 16:52

A convite do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Júlio C. Felix, estará nessa terça-feira (02) em Maringá, para um contato com as autoridades e os empresários locais.

O objetivo principal de Felix será detalhar a Lei de Inovação (sancionada pelo governador Beto Richa na semana passada) e os benefícios que ela poderá trazer como apoio para as empresas da região.

Na reunião, será conhecida a demanda das empresas locais para o Tecpar, que tem unidade instalada em Maringá e estará ampliando a oferta de soluções tecnológicas para contribuir com o desenvolvimento da região.

A Lei de Inovação

A lei sancionada pelo governador institui o Sistema Paranaense de Inovação, integrado por empresas e instituições com atuação na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre as entidades estão o Tecpar, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Fundação Araucária e as incubadoras tecnológicas existentes no Estado.

A nova legislação prevê a participação do Estado em fundos de investimentos de empresas paranaenses cuja atividade principal seja a inovação tecnológica. Projetos aprovados pelo governo, por meio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, poderão ser beneficiados com subvenção econômica, financiamento ou participação societária do governo.

Além disso, a nova lei permite a concessão de incentivos fiscais para o desenvolvimento de projetos inovadores. Para isso, haverá regulamentação específica. Outra medida prevista é que o Estado ceda servidores públicos e espaços apropriados para o incentivo à inovação nas empresas.