Centros tecnológicos do Tecpar apoiam empresários em busca de inovação 01/01/2016 - 08:10

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). Com infraestrutura de laboratórios e um time de especialistas, o setor de Desenvolvimento Tecnológico atende empresários que querem inovar em Saúde e Meio Ambiente, Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos.

O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente realiza ensaios tecnológicos em seis segmentos: Águas e Efluentes, Alimentos, Fertilizantes e Corretivos Agrícolas, Microbiologia e Toxicologia, Agroquímica e Meio Ambiente.

Os laboratórios do centro têm reconhecimento de suas competências com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); credenciados no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa); e habilitados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos (Reblas).

O Centro de Tecnologia de Materiais, por sua vez, é focado no atendimento de empresas nos segmentos de cadeia produtiva de materiais metálicos, poliméricos, médico-odonto-hospitalares, e de sinalização viária, energias e madeiras e móveis.

Oferecendo serviços e soluções tecnológicas em grandezas de temperatura, volume, pH e massa, o Centro de Medições e Validação atende indústrias de metal-mecânica, de eletroeletrônica, de química e a automotiva, por exemplo. O centro mantém a acreditação de sua competência técnica pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Cgcre).

Voltado para a geração de informações tecnológicas, o Centro de Informação e Estudos Estratégicos apoia empresários no planejamento e coordenação da gestão estratégica da informação e do conhecimento para subsidiar seus clientes para que obtenham alto desempenho em seus processos produtivos e em suas tomadas de decisão sobre Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, lembra que o instituto tem uma moderna infraestrutura de laboratórios e especialistas em diversos ramos que podem ajudar o empresário a inovar. “Nossos serviços e soluções tecnológicas apoiam as empresas que querem implantar melhorias, seja em seus processos ou em seus produtos. O instituto também faz uma busca ativa por clientes, levando aos empresários as soluções tecnológicas que temos a oferecer para melhorar a competitividade das empresas paranaenses”, pontua Souza.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.