Aproximação entre Tecpar e CPqD pode resultar em projetos conjuntos 30/08/2012 - 19:55


A possibilidade de atuação conjunta em projetos tecnológicos envolvendo o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o CPqD foi a tônica de uma reunião realizada nesta quinta-feira (30) no Tecpar.

Estiveram presentes o secretário estadual da ciência, tecnologia e ensino superior Alípio Leal, o diretor-presidente do Tecpar Júlio C. Felix, o membro da equipe responsável pelo programa Smart Energy Paraná Daniel Fraxino, e dois representantes da Diretoria de Mercado-Governo do CPqD, Eduardo Bernal e Fabio Gaze.

De acordo com o secretário Alípio Leal já foi previamente identificado pelo menos uma área de interesse comum, mas segundo ele, na sequência muitos outros projetos poderão ser desenvolvidos em conjunto. “O CPqD tem projeto em andamento na área de energias inteligentes em estágio bastante avançado que poderá agregar informações importantes ao Programa Smart Energy Paraná”, disse Leal.

O programa Smart Energy Paraná é uma iniciativa do Governo do Estado de diversificação da matriz energética, atração e teste de tecnologias de geração de energias renováveis e transformação gradual da rede elétrica, em rede inteligente.

“É uma reaproximação histórica entre o CPqD e o Tecpar porque são duas instituições com histórico sinérgico e similaridade de atuação na área tecnológica”, disse o Fábio Gaze. “É muito importante a gente poder firmar essas parcerias, essas integrações tecnológicas num momento em que o país tem começado a alçar voos maiores no domínio de tecnologias que podem trazer para o país a riqueza tecnológica, ou seja, gerar empregos de base tecnológica, novas tecnologias de aplicação nacional e internacional”, completou o representante do CPqD.

Atuação - O CPqD foi criado em 1976 como Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, empresa estatal que detinha o monopólio dos serviços públicos de telecomunicações no Brasil. Em 1998, com a privatização do sistema Telebrás, o CPqD tornou-se uma fundação de direito privado, ampliando a sua atuação. Atualmente as atividades do Centro abrangem, antenas, sistemas de transmissão digital, equipamentos de transmissão óptica, fibra óptica, lêiser semicondutor, telefone público a cartão indutivo, centrais de telex, entre outros.