PARQUES TECNOLÓGICOS
O Tecpar possui dois parques tecnológicos, um voltado à saúde e outro ao agronegócio.
O parque atrai para o Tecpar empresas com investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e produção de bens e serviços inovadores e incentiva a criação de novas empresas de base tecnológica no Paraná.
Além disso, o parque estimula a transferência de tecnologia para o Paraná, já que uma das exigências para uma empresa se instalar é desenvolver pesquisas e novos produtos em parceria com o Tecpar.

Conheça os dois parques tecnológicos do Tecpar:

Parque Tecnológico da Saúde
O Parque Tecnológico da Saúde engloba os campi CIC e Araucária do instituto e busca atrair empresas produtoras de medicamentos. O parque tecnológico conta com o apoio da Incubadora Tecnológico do Tecpar (Intec), que serve como porta de entrada do instituto para empresas tecnológicas inovadoras que querem ingressar no parque tecnológico. A Intec aproxima essas empresas inovadoras para que, após o desenvolvimento de seus produtos e amadurecimento, possam então ganhar o mercado instaladas dentro do parque tecnológico.

Conheça empresas da área da saúde instaladas na Intec:
Neurocel: desenvolve pesquisa na área da neurocirurgia para produzir uma membrana biológica com a finalidade de substituir a dura-máter – também chamada de meninge – em caso de lesões por tumores ou por traumatismos. O novo produto é fruto de uma pesquisa de 25 anos.
OrangeLife: realiza Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de novos produtos no Tecpar. Um dos primeiros em desenvolvimento no instituto é um equipamento que diagnostica em tempo real doenças infecciosas, negligenciadas e sexualmente transmissíveis.
RR Import: desenvolve um monitor portátil, inédito no país, que vai ser usado quando um paciente for anestesiado. Com o equipamento, o médico tem mais segurança sobre o bloqueio de reflexos do paciente durante uma cirurgia.
Provena: desenvolve uma prótese cardíaca menos agressiva do que as disponíveis no mercado para resolver problemas congênitos de má formação do coração. A vantagem é que o implante desta prótese é feito por endocirurgia, procedimento minimamente invasivo.
Forrest Brasil Tecnologia: desenvolve uma tecnologia inédita voltada à saúde pública. O projeto de Desenvolvimento e Inovação (D&I) vai produzir e liberar na natureza machos estéreis do mosquito transmissor do Aedes aegypti para o controle natural dos insetos. Com o projeto, a tendência é que haja a queda da incidência do mosquito em até 90%, com redução significativa de registros de casos de doença como a dengue, a zika e a chikungunya.

Parque Tecnológico do Norte Pioneiro
O Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, localizado em Jacarezinho, terá uma fazenda inteligente com um laboratório experimental de tecnologias inovadoras voltadas ao agronegócio.
O parque também conta com uma unidade da Intec e possui 12 vagas disponíveis para empreendedores da região, voltado a empresas inovadoras que buscam o apoio do Tecpar para desenvolver seus negócios.

CONTATO
Gilberto Passos Lima
+55 41 3316-3193
E-mail glima@tecpar.br

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados