Governança Corporativa

Administradores, Conselheiros e Comitês

Diretoria Executiva, Conselhos e Comitês

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Estatutário estão previstas no Estatuto Social do Tecpar.

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva*

Júlio C. Felix

Diretor-Presidente

jfelix@tecpar.br

Engenheiro civil, graduado pela Universidade Estadual de Maringá (1979), Júlio C. Felix já exerceu inúmeros cargos de direção, inclusive o de diretor administrativo (1987 a 1988) e diretor técnico (1995 a 1999) do Tecpar.
Além de atividades como docente, Felix é consultor e exerceu também o cargo de diretor superintendente da Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios (Paraná Metrologia); diretor de metrologia científica e industrial do Inmetro; secretário adjunto de biotecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia; chefe da Divisão da Qualidade do Ministério da Saúde; Presidente da Associação dos Laboratórios Oficiais do Brasil (Alfob), diretor técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR) e por duas vezes, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipti).

 

Valdir Pignata

Diretor de Administração e Finanças

pignata@tecpar.br

Formado em Ciências Contábeis (1981) e Bacharel em Direito (1987) pela Universidade Estadual de Maringá. Foi Diretor da Associação Comercial e Industrial de Maringá (1990 – 2000), Diretor do Procon (2007/2008), Diretor de Licitações da Prefeitura Municipal de Maringá (2009 – 2010) e Diretor-Geral da Secretaria de Trânsito de Maringá (2013/-2016). Tem experiência como Gestor de negócios e advocacia.

 

Júlio Salomão

Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

jsal@tecpar.br

Médico Veterinário, formado pela Universidade Federal do Paraná, e Administrador de Empresas, pela Unioeste (Fecivel), atualmente desempenha o 5° mandato no Instituto de Tecnologia do Paraná, como Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, tendo sido também Diretor de Produção (1991/1994), Diretor Administrativo e Financeiro (2003/2006) e Diretor Industrial (2011/2018).
Exerceu o cargo de analista de Projetos do Programa Unidade Gestora do Fundo Paraná na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI).Em junho/2018 foi nomeado vice-presidente da região Sul da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abitpi) no biênio 2018-2020.

 

Rodrigo Gomes Marques Silvestre

Diretor Industrial

silvestre@tecpar.br

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2008).
Foi Diretor do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis) na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde (06/2016-03/2018).
As principais áreas de interesse em pesquisa são políticas industriais pautadas na inovação, desenvolvimento econômico, economia da saúde e saúde coletiva, teoria de controle inteligente e cooperação tecnológica internacional.

 

Reginaldo Joaquim de Souza

Diretor Comercial

rjsouza@tecpar.br

Graduado em Engenharia Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003).
Foi Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar (01/2015 – 06/2018).
Tem experiência na área de gestão técnica comercial, tais como desenvolvimento de especialidades químicas como aditivos, resinas, pigmentos, adesivos estruturais e selantes. Participou de projetos ambientais como coordenador multissetorial do Banco de Desenvolvimento Internacional para o Estado do Paraná, de Preparação e Prevenção a Respostas Rápidas com acidentes a produtos químicos perigosos, além de coordenar o grupo do setor Industrial no primeiro inventário estadual de gases de efeito estufa do Paraná na Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Paraná.

 

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho de Administração*

Aldo Nelson Bona

Presidente do Conselho

Júlio Cesar Felix

Conselheiro

Sezifredo Paulo Alves Paz

Conselheiro

José Clodomiro Nogueira Russomano

Conselheiro

Adalberto Durau Bueno Netto

Conselheiro

Paulino Pastre

Conselheiro

Emerson Luis Batista

Conselheiro (representante dos empregados)

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho Fiscal*

Titular

Luiz Cezar Pedrini Kawano

Presidente do Conselho

Nemécio Clemente Bernardi Muller

Conselheiro Fiscal

Paulo Renato Weigert

Conselheiro Fiscal

Suplente

Cesar Ribeiro Ferreira

Walter Hiroshi Yokoyama

Zenóbio José Gavlak

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018

 

 

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

O Comitê de Auditoria Estatutário é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração.

 

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário*

Luiz Carlos Nogueira

Marcos Eloi Kraft

Raul Clei Coccaro Siqueira

* Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018

Calendário de Reuniões dos Órgãos Estatutários

Remuneração Administradores, Conselheiros e Comitês

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados