Governança Corporativa

Código de Conduta e Integridade

Administradores, Conselheiros e Comitês

DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHOS E COMITÊS

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Estatutário estão previstas no Estatuto Social do Tecpar, publicado pelo Decreto 8.786/2018, alterado pelos Decretos 1.148/19 e 3.017/19.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva*

Jorge Augusto Callado Afonso

Diretor-Presidente

jorgecallado@tecpar.br

 Formulário Cadastral

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista nas áreas de Gestão e Planejamento Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambiental e Limnologia (ciência que estuda as águas continentais). Também é mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando como professor das disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia. Entre os demais cargos que ocupou estão o de secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná; diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa – Instituto Águas Paraná; superintendente do Ibama no Paraná e assessor técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Em sua função mais recente, atuou como diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

Rafael Rodrigues

Diretor de Tecnologia e Inovação

rafaelr@tecpar.br

 Formulário Cadastral

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (2004) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (2005) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2010) e MBA em Gestão estratégica de Empresas pela ISAE/FGV (2012). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Engenheiro Eletricista Residente em Obras Civis, Elétricas e de Automação de Sistemas de Refrigeração por 01 ano e 11 meses. Exerceu a função de Engenheiro de Operação do Sistema Elétrico de Potência na Companhia Paranaense de Energia (COPEL) por 12 anos e 2 meses. Diretor Administrativo na empresa CAPRE.tv E-learning. Diretor de Gestão Estratégica da Associação de Profissionais da Copel (APC) e Presidente da Associação Farol da Madrugada, desenvolvendo projetos na área de empreendedorismo social. Conselheiro na FIEP (Conselho Temático de Energia e Cluster de Energia). Participante NPEnergia – Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças e Tecnologia.

 

Arnaldo Rogério da Fonseca
Diretor de Administração e Finanças

arnaldo@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2004), é funcionário de carreira do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde 1994, atuando nas áreas de Contabilidade Pública, Orçamento e Tributário. Foi assessor da Diretoria de Administração e Finanças (2013 a 2018), gerente de Divisão Financeira e Contábil (2009 a 2013) e gerente da Contabilidade (2001 a 2009).

 

Iram de Rezende

Iram de Rezende
Diretor Industrial da Saúde

@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Relações Públicas (1978). Atuou como Presidente do Instituto das Águas do Estado do Paraná (2016-2018), Superintendente de Planejamento da COHAPAR (2013-2015), Diretor Geral da Secretaria de Estado do Trabalho do Paraná (2012-2013), Secretário de Indústria e Comércio do município de Cornélio Procópio-PR (2008-2010), Secretário de Planejamento do município de Cornélio Procópio-PR (2005-2007) e Diretor de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social da Presidência da República (2001-2002).

 

Lindolfo Luiz Silva Junior
Diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais

lindolfo@tecpar.br

Formulário Cadastral

Graduado em Gestão Pública pela Universidade Braz Cubas, tem experiência profissional dos cargos nos quais atuou, como Diretor Administrativo da Agropecuária Felicidade; Diretor Comercial e Sócio fundador da empresa Criar Informática; Diretor Geral, Comercial do Programa TV – Tribuna do Cidadão e; Diretor Comercial, Relações Institucionais e Novos Negócios na empresa Alpha Ventures Consultoria e Negócios de Curitiba e São Paulo.

 

*Início do mandato da atual composição: 11 de janeiro de 2019.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

 O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

 

Composição do Conselho de Administração*

Aldo Nelson Bona – Presidente do Conselho

Formulário Cadastral

Emerson Luis Batista  Conselheiro (representante dos empregados)

Formulário Cadastral

Jorge Augusto Callado Afonso – Conselheiro

Formulário Cadastral

Haly Abou Chami  Conselheiro

Formulário Cadastral

Jorge Vicente Silva – Conselheiro

Formulário Cadastral

Juliana Pasieznik Casini – Conselheiro

Formulário Cadastral

Hélio Gilberto Amaral – Conselheiro

Formulário Cadastral

 

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018.

 

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

 

Composição do Conselho Fiscal*

Carlos Gomes Pessoa – Presidente do Comitê

Formulário Cadastral

Lineu Edison Tomass – Conselheiro titular

Formulário Cadastral

Phelipe Abib Mansur – Conselheiro titular

Formulário Cadastral

 

Felipe Augusto Amadori Flessak – Conselheiro suplente

Formulário Cadastral

Marcia Cristina Rebonato do Valle – Conselheiro suplente

Formulário Cadastral

Guilherme de Abreu e Silva – Conselheiro suplente

Formulário Cadastral

 

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018.

 

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

O Comitê de Auditoria Estatutário é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração.

 

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário*

Davi Xavier da Silva Neto – Presidente do Comitê

Emílio Portugal Pederneiras

Zildete Tasso Gonçalves

 

*Início do mandato da atual composição: 25 de abril de 2019.

 

COMITÊ DE INDICAÇÃO E AVALIAÇÃO

O Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) é órgão de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

 

Composição do Comitê de Indicação e Avaliação*

Ademir Mueller

Carlos Romeu Ramos

Hudson Roberto José

José Eduardo Bekin

Sandro Alex da Cruz de Oliveira – Presidente do Comitê

Vinícius José Rocha

 

*Início do mandato da atual composição: 25 de abril de 2019.

Atas

CAD

2019

  • Ata da 6ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (ECAD) - 10/07/2019 - Reunião CANCELADA
  • Ata da 8ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (ECAD) - 05/08/2019 - Reunião CANCELADA
  • Ata da 9ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (ECAD) - 29/08/2019 - Reunião CANCELADA

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados