Governança Corporativa

Código de Conduta e Integridade

Administradores, Conselheiros e Comitês

Diretoria Executiva, Conselhos e Comitês

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Estatutário estão previstas no Estatuto Social do Tecpar.

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do Tecpar em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva*

Fabio Cammarota

Diretor-Presidente

cammarota@tecpar.br

Experiência de mais de vinte anos como gestor público, professor de graduação e instrutor de desenvolvimento organizacional. Como Consultor, apoia o desenvolvimento das organizações e a governança focada em resultados. Graduado em Psicologia, Mestre em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA, com foco em planejamento e programação de serviços, especialista em regulação e economia da saúde pela EPGE/FGV e ESNP/FIOCRUZ. Ocupou posições executivas em empresas privadas e na administração pública, em destaque como Assessor Especial na Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salvador/BA, Diretor Adjunto e Corregedor na Agência Nacional de Saúde Suplementar/MS, Supervisor de Gestão Estratégica na EMBRAPA e Diretor Substituto e Gerente de Projeto no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Mais recentemente foi Diretor de Projetos do Instituto Publix, atuando na gestão e execução de vários projetos de desenvolvimento institucional. Professor convidado em escolas de governo (ENAP) e na Fundação Dom Cabral (FDC), além de atuar em cursos de capacitação em gestão pública (Modelagem da Arquitetura Organizacional, Parcerias Públicas e Gestão para Resultados.

 

Rafael Rodrigues

Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

rafaelr@tecpar.br

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica (2004) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (2005) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2010) e MBA em Gestão estratégica de Empresas pela ISAE/FGV (2012). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Engenheiro Eletricista Residente em Obras Civis, Elétricas e de Automação de Sistemas de Refrigeração por 01 ano e 11 meses. Exerceu a função de Engenheiro de Operação do Sistema Elétrico de Potência na Companhia Paranaense de Energia (COPEL) por 12 anos e 2 meses. Diretor Administrativo na empresa CAPRE.tv E-learning. Diretor de Gestão Estratégica da Associação de Profissionais da Copel (APC) e Presidente da Associação Farol da Madrugada, desenvolvendo projetos na área de empreendedorismo social. Conselheiro na FIEP (Conselho Temático de Energia e Cluster de Energia). Participante NPEnergia – Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças e Tecnologia.

 

Arnaldo Rogerio da Fonseca

Diretor de Administração e Finanças

arnaldo@tecpar.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2004), é funcionário de carreira do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde 1994, atuando nas áreas de Contabilidade Pública, Orçamento e Tributário. Foi assessor da Diretoria de Administração e Finanças (2013 a 2018), gerente de Divisão Financeira e Contábil (2009 a 2013) e gerente da Contabilidade (2001 a 2009).

 

*Início do mandato da atual composição: 11 de janeiro de 2019.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do Tecpar.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho de Administração*

Aldo Nelson Bona

Presidente do Conselho

Júlio Cesar Felix

Conselheiro

José Clodomiro Nogueira Russomano

Conselheiro

Adalberto Durau Bueno Netto

Conselheiro

Paulino Pastre

Conselheiro

Emerson Luis Batista

Conselheiro (representante dos empregados)

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

Composição do Conselho Fiscal*

Titular

Luiz Cezar Pedrini Kawano

Presidente do Conselho

Nemécio Clemente Bernardi Muller

Conselheiro Fiscal

Paulo Renato Weigert

Conselheiro Fiscal

Suplente

Cesar Ribeiro Ferreira

Walter Hiroshi Yokoyama

Zenóbio José Gavlak

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018

 

 

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

O Comitê de Auditoria Estatutário é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração.

 

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário*

Luiz Carlos Nogueira

Marcos Eloi Kraft

Raul Clei Coccaro Siqueira

* Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018

Remuneração Administradores, Conselheiros e Comitês

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados