Governança Corporativa

Código de Conduta e Integridade

Administradores, Conselheiros e Comitês

 

DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHOS E COMITÊS

As atribuições da Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Comitê Estatutário estão previstas no Estatuto Social do TECPAR.

 

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva é o órgão executivo de administração e representação, cabendo-lhe assegurar o funcionamento regular do TECPAR em conformidade com a orientação geral traçada pelo Conselho de Administração.

É composta por 05 (cinco) membros, eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

Composição da Diretoria Executiva*

Jorge Augusto Callado Afonso

Diretor-Presidente

jorgecallado@tecpar.br

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso é especialista nas áreas de Gestão e Planejamento Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambiental e Limnologia (ciência que estuda as águas continentais). Também é mestre em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando como professor das disciplinas de Gestão Ambiental e Ecologia. Entre os demais cargos que ocupou estão o de secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná; diretor de Saneamento Ambiental da Suderhsa – Instituto Águas Paraná; superintendente do Ibama no Paraná e assessor técnico para área de Meio Ambiente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Em sua função mais recente, atuou como diretor-superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

 

Rafael Rodrigues

Diretor de Indústria e Inovação

rafaelr@tecpar.br

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica (2004) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (2005) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2010) e MBA em Gestão estratégica de Empresas pela ISAE/FGV (2012). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como Engenheiro Eletricista Residente em Obras Civis, Elétricas e de Automação de Sistemas de Refrigeração por 01 ano e 11 meses. Exerceu a função de Engenheiro de Operação do Sistema Elétrico de Potência na Companhia Paranaense de Energia (COPEL) por 12 anos e 2 meses. Diretor Administrativo na empresa CAPRE.tv E-learning. Diretor de Gestão Estratégica da Associação de Profissionais da Copel (APC) e Presidente da Associação Farol da Madrugada, desenvolvendo projetos na área de empreendedorismo social. Conselheiro na FIEP (Conselho Temático de Energia e Cluster de Energia). Participante NPEnergia – Núcleo de Pesquisa em Energia: Políticas Públicas, Finanças e Tecnologia.

 

Arnaldo Rogério da Fonseca

Diretor de Administração e Finanças

arnaldo@tecpar.br

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (2004), é funcionário de carreira do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) desde 1994, atuando nas áreas de Contabilidade Pública, Orçamento e Tributário. Foi assessor da Diretoria de Administração e Finanças (2013 a 2018), gerente de Divisão Financeira e Contábil (2009 a 2013) e gerente da Contabilidade (2001 a 2009).

 

Adrianne Correia Pereira

Diretora Jurídica

adrianne@tecpar.br

Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, com habilitação em Direito Público. Foi bolsista do Governo Espanhol no Programa INTERCAMPUS pelo qual pós graduou-se em Direito Internacional pela Universidade de Cádiz – Espanha. Pós Graduada em Direito Administrativo, tem 25 anos de experiência nas áreas dos Direitos Público e Privado, com ênfase em Direito Administrativo, Direito Digital, Compliance e Direito Comercial.
​Foi Diretora Jurídica da Celepar, onde atuou também na assessoria da Presidência e no Controle Interno. Por oito anos foi Assessora Jurídica da Secretaria de Segurança, com passagem também pela Assessoria da Presidência da Sanepar. Na iniciativa privada atuou na defesa jurídica de empresas nacionais e multinacionais.

 

portela

Danielle Tatiane Azevedo Portela

Diretora de Novos Negócios e Relações Institucionais

portela@tecpar.br

 

*Início do mandato da atual composição: 11 de janeiro de 2019.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

 O Conselho de Administração é órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior do TECPAR.

É composto por 07 (sete) membros titulares, eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, todos com prazo de mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data da eleição, permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.

 

Composição do Conselho de Administração*

Aldo Nelson Bona – Presidente do Conselho

Emerson Luis Batista  Conselheiro (representante dos empregados)

Caroline Araújo Brunetto – Conselheiro

Haly Abou Chami  Conselheiro

Jorge Vicente Silva – Conselheiro

Juliana Pasieznik Casini – Conselheiro

Luiz Cezar Pedrini Kawano – Conselheiro

 

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018.

 

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal será composto por 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes, eleitos por Assembleia Geral, com mandato unificado de 2 (dois) anos a contar da data de sua eleição, no máximo, 2 (duas) reconduções consecutivas.

 

Composição do Conselho Fiscal*

Carlos Gomes Pessoa – Presidente do Comitê

Lineu Edison Thomass – Conselheiro titular

Phelipe Abib Mansur – Conselheiro titular

 

Felipe Augusto Amadori Flessak – Conselheiro suplente

Marcia Cristina Rebonato do Valle – Conselheiro suplente

Guilherme de Abreu e Silva – Conselheiro suplente

 

*Início do mandato da atual composição: 08 de agosto de 2018.

 

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

O Comitê de Auditoria Estatutário é o órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração.

 

Composição do Comitê de Auditoria Estatutário*

Davi Xavier da Silva Neto – Presidente do Comitê

Emílio Portugal Pederneiras

Zildete Tasso Gonçalves

 

*Início do mandato da atual composição: 24 de maio de 2019.

 

COMITÊ DE INDICAÇÃO E AVALIAÇÃO

O Comitê de Indicação e Avaliação (CIA) é órgão de caráter permanente, auxiliar do acionista controlador, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de Comitês Estatutários.

 

Composição do Comitê de Indicação e Avaliação*

Ezequiel de Barros Lage – Presidente do Comitê

Ademir Mueller

Hudson Roberto José

José Eduardo Bekin

Sandro Alex da Cruz de Oliveira

Vinícius José Rocha

 

*Início do mandato da atual composição: 24 de maio de 2019.

Atas

Relatório de Gestão e Sustentabilidade

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados