Vice-governador ressalta importância da parceria entre Tecpar e Fiocruz 09/08/2019 - 15:50

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na manhã desta sexta-feira (09), para participar da solenidade em comemoração aos 20 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná e 10 anos da inauguração do Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná), unidade técnico-científica da entidade no estado. Ambas as instituições estão instaladas no Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar, em Curitiba.

Piana destacou o esforço do Governo do Estado em buscar parcerias com o exterior e com instituições nacionais para trazer tecnologia para o Estado e parabenizou o Tecpar e a Fiocruz pela parceria em prol do avanço da ciência e tecnologia no Paraná.

“Temos aqui, dentro de casa, o Tecpar, que têm realizado um trabalho extraordinário ao longo anos e mesmo eu, que venho de outra área, deixo meu reconhecimento ao que está sendo feito aqui. Fico entusiasmado com o que vejo e com o que ainda podemos fazer, principalmente em parcerias com a Fiocruz”, afirmou o vice-governador.

Segundo Piana, com esta cooperação entre as instituições será possível ampliar o que já foi conquistado e produzir os medicamentos necessários para a saúde pública do Paraná.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Fiocruz para o Brasil e para o Paraná, promovendo uma grande evolução em um tempo relativamente curto.

“Estamos felizes em participar deste dia de celebração do conhecimento e dos resultados de esforços entre estas instituições. Agradeço à Fiocruz, ao ICC e ao IBMP por oportunizarem ao Tecpar fazer parte desta história. Estamos juntos neste processo, somos laboratórios oficiais, temos muito a entregar para o país e o país espera muito de nós. Temos condições de entregar o melhor para a sociedade”, afirmou Callado.

A parceria de 20 anos com o Tecpar também foi citada pelo diretor do ICC, Bruno Dallagiovanna, que reforçou a importância da cooperação mútua em prol da saúde brasileira. “ Precisamos aprofundar a nossa sinergia para que isso se reflita em soluções para a saúde dos brasileiros.  Estamos aqui hoje para renovar nosso compromisso com a ciência e a tecnologia, a serviço do homem e da natureza” disse Dallagiovanna.

Unidades - A Fundação Oswaldo Cruz, por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Paraná, iniciou suas atividades na cidade de Curitiba em 1999. A atuação conta com a colaboração científica do Tecpar e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em trabalhos voltados para a melhoria da saúde pública regional e nacional.

O Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) abriga nove laboratórios de pesquisa, dois serviços de referência, cinco plataformas tecnológicas, além do único laboratório de Biossegurança nível 3 do sul do País.

Presenças – Também prestigiaram o evento a presidente nacional da Fundação Oswaldo Cruz; Nísia Verônica Trindade Lima; o diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular (IBMP), Pedro Ribeiro Barbosa; o ex-diretor do ICC e Instituto pesquisador da Fiocruz, Samuel Goldenberg; o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o presidente do Conselho de Administração do Tecpar e Superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, além da vereadora de Curitiba, Noêmia Rocha.

DP_01