Usar tecnologias disponíveis para criar novos negócios é o caminho para empreendedores 03/06/2016 - 16:59

As tecnologias para a criação dos mais diversos aplicativos já foram criadas e cabe agora aos empreendedores descobrirem como utilizá-las para melhorar a vida das pessoas – e, consequentemente, ganharem mercado com seu negócio. Esse foi o principal recado dado aos participantes do XXI Workshop da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), realizado nesta sexta-feira (3), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Com o tema, “Tendências de Tecnologia: Caminhos para Empreender”, o evento reuniu especialistas em tecnologia para debater como os empreendedores podem criar novos negócios. Participaram do evento Rawlinson Terabuio, cofundador e diretor de Marketing da Beenoculus; Rafael Waltrick, editor do Núcleo de Inteligência Artificial da Gazeta do Povo; e Tiago Cardoso, diretor de Negócios da Gartner Group.

Para Cardoso, a recomendação para os empreendedores é decidir o que eles podem fazer com as tecnologias disponíveis e montar seus negócios. “Os avanços tecnológicos já existem, não é mais tendência, por exemplo, o uso dos drones e das impressoras 3D. Quais as necessidades podem ser atendidas por meio desta tecnologia é a chave para os novos negócios”, pontua o diretor de Negócios da Gartner Group.

O jornalista da Gazeta do Povo afirma que o caminho para os empreendedores é fazer com que os produtos que forem criados a partir das tecnologias já disponíveis cheguem ao consumidor final. “O empreendedor não precisa criar a tecnologia, mas usá-la para criar novos negócios”, salienta Waltrick.

Terabuio apresentou durante o evento a tecnologia desenvolvida pela Beenoculus, incubada na Intec. A empresa atua no desenvolvimento de uma tecnologia de realidade virtual para smartphones. “Estar em um ambiente como a incubadora faz com que o empresário se conecte com outros empreendedores e descubra novos potenciais para o seu negócio”, ressalta.

Lançamento

Outra empresa incubada no Tecpar, a Werker, que desenvolve e produz prototipadoras, lançou o primeiro modelo da impressora 3D criado pela empresa. A W1 – Basic, desenvolvida pelos sócios José Fárlei e Thiago Schultz, chega ao mercado com funcionalidades que atendem tanto a indústria quanto aqueles que têm como hobby desenvolver produtos em casa com a impressora 3D.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, pontua que o workshop, realizado há anos pela Intec, é uma oportunidade de debater tendências na área de tecnologia. “A participação no workshop é uma oportunidade especial para conhecer a incubadora e pensar em novos negócios que podem ser incubados com o apoio do Tecpar”, destaca.

Intec

Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do País. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.

Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, seis empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo, Aegis Ideas e Invento Engenharia.

Conheça a Intec pelo site intec.tecpar.br/comoincubar.