Tecpar vai certificar novas tecnologias de tratamento de efluentes para AguasParaná 23/05/2016 - 08:53

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná) reforçam ações conjuntas para testar novas tecnologias mais eficientes para o tratamento de efluentes no estado. Desta vez, um acordo está em fase de elaboração para que o Tecpar valide tecnologias de tratamento não-químicas que possam ser recomendadas pelo AguasParaná.

Hoje, várias empresas que utilizam água em seus processos devem seguir um rígido procedimento para a devolução do efluente já tratado ao meio ambiente. O diretor de Regulação do AguasParaná, Iram de Rezende, explica que várias tecnologias são utilizadas atualmente, mas ressalta que o instituto quer buscar aquelas que não usem componentes químicos para tratar a água.

"Estamos estimulando o tratamento da efluentes por meio de métodos alternativos e queremos nos certificar de que eles possam ser tão ou mais eficientes do que estão no mercado. Por isso, contamos com o Tecpar para essa parceria", pontua Rezende.

O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar, Reginaldo Joaquim de Souza, lembra que as duas instituições já têm importantes parcerias na troca de conhecimento especializado e avalia que a certificação das tecnologias de tratamento de água vai ampliar a parceria entre os institutos.

“É uma mobilização de competências de duas instituições públicas paranaenses que vai resultar em uma melhor qualidade da água que, após utilizada em processos industriais e agropecuários, retorna ao meio ambiente”, salienta Souza.

Rezende explica ainda que a certificação de novas tecnologias pelo Tecpar vai ampliar a quantidade de métodos disponíveis às empresas paranaenses. “Buscamos baratear as tecnologias de tratamento de efluentes para que a adoção desses métodos se torne mais democrática e universal”, analisa o diretor do AguasParaná.

Centros tecnológicos

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informação e Estudos Estratégicos. O Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente realiza ensaios tecnológicos em seis segmentos: Águas e Efluentes, Alimentos, Fertilizantes e Corretivos Agrícolas, Microbiologia e Toxicologia, Agroquímica e Meio Ambiente.

“Essas competências são usadas no apoio às ações do Governo do Estado e são oferecidas ao mercado em forma de soluções tecnológicas para o suporte à inovação”, destaca o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Tecpar.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologicas.