Tecpar sedia workshop que debate rastreabilidade na produção de medicamentos   21/07/2014 - 15:47

Uma nova legislação na área de medicamentos vai incluir mais recursos tecnológicos nas diversas etapas de produção e comercialização de remédios e suscita discussões no setor: quais as melhores soluções tecnológicas para adequar as plantas produtivas à nova normativa? Para debater este e outros temas, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) vai sediar, no dia 30 de julho, o “III Workshop RDC 54/2013 – Implantação da Codificação e Rastreabilidade de Medicamentos”, evento realizado pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob) e pela Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), responsável por outro evento que é realizado na mesma ocasião, o “XVI Workshop INTEC – Oportunidades de negócios na área da Saúde”.

Os eventos debaterão como operacionalizar o que determina a Lei 11.903/2009, que dispõe sobre o rastreamento da produção e do consumo de medicamentos por meio de tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados. Para implantar essa mudança, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), por meio da Resolução RDC 54/2013.

Pela normativa, até o final de 2015 o controle dos medicamentos deverá ser realizado por meio de um sistema de identificação exclusivo dos produtos, por toda cadeia envolvida. Os remédios receberão identificação específica para gestão e rastreabilidade com dados completos do registro sanitário do produto, do fabricante, da apresentação, do responsável técnico, da data de fabricação e validade. Esses dados deverão ser disponíveis para o acesso por todos os envolvidos no processo, desde o laboratório produtor até o usuário, passando pela cadeia de logística e pelas unidades de dispensação.

Para debater o desenvolvimento e uso de tecnologia o workshop vai reunir organismos do Ministério da Saúde envolvidos na cadeia de aquisição, logística e dispensação de medicamentos, gestores e técnicos de laboratórios oficiais produtores, fabricantes de sistemas e infraestruturas que proponham soluções integradas e profissionais da saúde.

O evento vai ainda atualizar as etapas já percorridas nos 18 Laboratórios Oficiais associados à Alfob e as infraestruturas tecnológicas necessárias para a implementação do SNCM, bem como mostrar os avanços nos demais segmentos do setor. Faz parte dos objetivos do workshop também a apresentação das infraestruturas e sistemas existentes no âmbito da cadeia do SUS, das potenciais soluções tecnológicas e mecanismos de fomento e financiamento, além de mostrar oportunidades, desafios e próximos passos no setor.

A abertura do evento vai contar com a participação de Júlio Felix, diretor-presidente do Tecpar e presidente da Alfob; Carlos Augusto Grabois Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde; Nelson Akio Fujimoto; secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Cezar Luciano Cavalcanti de Oliveira, coordenador de Tecnologia Industrial Básica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Wilson Duarte Alecrin, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Antonio Carlos Nardi, presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Dirceu Aparecido Braz Barbano, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); João Carlos Gomes, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná; e Michele Caputo Neto, secretário de Estado da Saúde do Paraná.

 

Serviço: O “III Workshop RDC 54/2013 – Implantação da Codificação e Rastreabilidade de Medicamentos” e “XVI Workshop INTEC – Oportunidades de negócios na área da Saúde” são realizados no dia 30 de julho, das 8h15 às 17h30, no auditório do Tecpar (Rua Professor Algacyr Munhoz Mader, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/1qiBCJK. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Alfob (www.alfob.org) ou pelos telefones (41) 3316-3177 e (61) 3325-4456.