Tecpar representa Governo do Estado em evento de comemoração de 15 anos do IBMP 18/04/2016 - 16:07

O diretor-presidente do Tecpar, Julio C. Felix, representou o governador Beto Richa no evento de comemoração dos 15 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), realizado nesta segunda-feira (18). O IBMP foi criado em 2001 por meio de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Governo do Estado do Paraná, para atuar em pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de insumos e kits de diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Felix lembrou durante a ocasião que o IBMP contribuiu para a transformação do campus CIC do Tecpar no Parque Tecnológico da Saúde (PTS). "A parceria entre o Tecpar e o IBMP induz a realização de objetivos comuns, transformando conhecimento gerado nas pesquisas em produtos e processos que venham a beneficiar a população brasileira", pontuou o diretor-presidente.

Atualmente, o IBMP é responsável pela produção e pelo fornecimento à Bio-Manguinhos, da Fiocruz, do módulo de amplificação do Kit NAT HIV (Aids), HCV (hepatite C) e HBV (hepatite B). O teste molecular garante a segurança transfusional da hemorrede brasileira e já foi aplicado a mais de dez milhões de bolsas de sangue. Ao longo de sua trajetória de 15 anos, o IBMP consolidou-se como Instituição Científica e Tecnológica (ICT), colaborando com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no país e com o abastecimento da rede pública de saúde com produtos seguros e de qualidade.

Inaugurada em 2009, a Planta de Desenvolvimento e Produção de Insumos para Diagnóstico consagra a atuação do IBMP no Complexo Econômico e Industrial da Saúde. Fruto de um plano estratégico apresentado pelo IBMP ao Ministério da Saúde para a nacionalização de novas tecnologias, o espaço conta com uma área de 2.200 m² e dispõe de laboratórios em condições de Boas Práticas de Fabricação (BPF), incluindo um laboratório de prototipagem de 250 m². Com um corpo técnico formado por mais de cem mestres e doutores, o IBMP acumula inúmeras publicações em periódicos científicos indexados no Brasil e no exterior.