Tecpar recebe comitiva ucraniana interessada em parceria na área da saúde 10/12/2015 - 09:08

Foto: Jonas Oliveira / ANPr

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu, nesta quarta-feira (9), uma comitiva diplomática e empresarial da Ucrânia interessada em parcerias na área da saúde. Após a visita no Tecpar, os representantes do país do Leste Europeu se reuniram com a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, no Palácio Iguaçu.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, apresentou a instituição ao embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, ao cônsul honorário da Ucrânia no Paraná, Mariano Czaikowski, e ao gerente para a América Latina da empresa farmacêutica Yuria-Pharm, Kirill Paulikhin.

Felix ressaltou que o Tecpar já tem experiência em parcerias com companhias internacionais na área da saúde. “O Tecpar abriu caminhos para a aproximação entre a Ucrânia e o Brasil na área de tecnologia em seu Parque Tecnológico da Saúde, que está se tornando cada vez mais um ambiente internacional”, salienta.

A vice-governadora lembrou durante a visita que ela e o embaixador da Ucrânia estiveram no Ministério da Saúde apresentando o potencial fármaco e uma possível parceria para abastecer o Sistema Único Brasileiro (SUS). "O Paraná vem se destacando cada vez mais com esses acordos e apoios internacionais. Com a Ucrânia poderemos trabalhar uma ampla plataforma de produtos e transferir tecnologia ao país", ressaltou.

O embaixador da Ucrânia afirmou que já conhecia o Tecpar e que, nesta primeira visita ao instituto, busca ampliar as parcerias das empresas ucranianas com a instituição. “Há potencial de parcerias entre empresas ucranianas e o Tecpar, que pode atrair ao seu parque tecnológico companhias na área de tecnologia e saúde”, pontuou.

O empresário da Yuria-Pharm afirmou que a intenção da empresa é se instalar no mercado brasileiro já em 2016, quando a companhia obtiver os registros de medicamentos para tuberculose na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Temos quatro produtos com registro em processo na agência e buscamos no Tecpar um parceiro para a produção brasileira”, explicou.

Relação com a Ucrânia

A relação com o país do Leste Europeu e o Tecpar foi intensificada a partir deste ano, quando a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) formalizou a entrada no processo de incubação da empresa ucraniana LOT Group, especializada em sistemas de gestão de transporte público, sistemas de pagamento e controle de acesso.

A LOT América, subsidiária criada para entrar no mercado brasileiro, tem o apoio da Intec para acessar países da América Latina. A LOT Group reúne empresas do Leste Europeu dedicadas ao desenvolvimento e fabricação de soluções integradas de sistemas de transporte público, de pagamento e controle de acesso.

Ucrânia

O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana na América Latina, cerca de 1 milhão de pessoas, das quais 80% vivem no Paraná, segundo a Embaixada. Eles formam o segundo maior contingente eslavo a emigrar para o País, atrás apenas dos poloneses.

“A Ucrânia faz parte de um momento histórico do Paraná especialmente a Região Metropolitana de Curitiba, que recebeu imigrantes ucranianos e que hoje somam cerca de 600 mil pessoas, que vivem aqui e puderam colaborar para o progresso do estado”, destacou Cida Borghetti.