Tecpar realiza palestra sobre mineração de dados 29/06/2018 - 12:11

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) promoveu, no dia 29 de junho, em Curitiba, a palestra “Mineração de Dados”. O evento abordou definições, tarefas, aplicações e perspectivas da mineração de dados, com a participação da professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a doutora Denise Fukumi Tsunoda.

O gerente do Setor de Informação e Vigilância Tecnológica do Tecpar, Rogério Oliveira, explica que a Mineração de Dados é o processo de buscar, em grandes volumes de dados, padrões significativos que permitam, por exemplo, realizar previsões e análises de correlações.

A palestra apresentou as principais definições (KDD, DM), tarefas (associação, classificação e agrupamento), métodos (ID3, Apriori, K-Means e Redes Neurais Artificiais), aplicações práticas da mineração de dados, além de algumas ferramentas e perspectivas, principalmente por meio de computação bioinspirada.

O evento foi destinado aos profissionais das áreas de Análise de Dados e demais profissionais ligados aos processos de inteligência das organizações. Na oportunidade foram apresentados o novo curso de MBA em Gestão e Análise de Dados da UFPR e pesquisas que estão em andamento no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – Mestrado e Doutorado.

Além de colaboradores do Tecpar, também participaram do evento representantes de instituições como Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Unicuritiba, Colégio Bom Jesus, Brose do Brasil, Livrarias Curitiba, Forrest Brasil Tecnologia, Grupo Madero, Celepar, IBMP e Polícia Militar do Paraná.

A palestra foi transmitida ao vivo pelo Facebook e está disponível para visualização nesta mesma plataforma (www.facebook.com/DataScienceSummit). Via Facebook a palestra alcançou mais de 1500 pessoas.