Tecpar realiza estudo de viabilidade de negócios para empresários 24/11/2015 - 13:45

O empresário que precisa de apoio para crescer pode contar com as informações geradas pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) como ferramenta para tomada de decisão. O Tecpar Informação, unidade que gerencia informações tecnológicas no instituto, oferece estudos e relatórios para empresários que precisam de dados para gerir melhor sua empresa.

O Estudo de Viabilidade Técnica (EVT) é um dos produtos oferecidos pelo Tecpar aos empresários. O EVT é um relatório que contém as informações mais importantes para auxiliar a tomada de decisão por um empresário, explica Elizabeth Martines, gestora da informação do Tecpar Informação.

A empresária Leila Aparecida Mendes, dona de um centro médico de São Mateus do Sul, planeja expandir suas atividades e passar a aplicar vacinas na sua clínica. Sem saber por onde começar, ela buscou apoio do Sebrae-PR, que indicou o Tecpar para ajudá-la.

“Eu não teria tempo e precisaria contratar um profissional para fazer o levantamento para me indicar o melhor caminho. O Tecpar me forneceu todas as informações necessárias para agora eu poder colocar meu plano em prática”, ressalta Leila.

De acordo com Elizabeth, o EVT, no caso da clínica de São Mateus do Sul, apresentou, por exemplo, informações como o preço das vacinas, os equipamentos para armazenar os produtos e a legislação a ser seguida por esse tipo de empreendimento. “São informações estratégicas que subsidiam a decisão do empresário, que faz um planejamento mas nem sempre sabe como executá-lo”, pontua a gestora da informação.

Com o estudo em mãos, a empresária já solicitou as licenças necessárias para começar a aplicar vacinas e também já encomendou equipamentos que vão acondicionar os produtos. “O relatório serve como um guia para eu tirar minha ideia do papel e em 2016 ampliar o meu negócio”, comemora Leila.

Empresários interessados em conhecer esse serviço podem entrar em contato com o instituto pelo site portal.tecpar.br.

Informação tecnológica

Outra solução tecnológica oferecida pelo Tecpar Informação que pode auxiliar empresários a tomarem decisões é a Prática de Vigilância Tecnológica, ferramenta que oferece prognósticos estratégicos sobre tecnologias-chave para o desenvolvimento dos negócios de empresas de base tecnológica.

Com a ferramenta, analistas da informação monitoram temas e tecnologias importantes para o empresário, a fim de subsidiar a tomada de decisões estratégicas. Quatro produtos são gerados para apoiar as empresas: Informes, Relatórios de Vigilância, Fatos Relevantes e Reuniões.