Tecpar realiza capacitação para profissionais da indústria farmacêutica 16/06/2015 - 14:24

O Tecpar Educação, divisão de educação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), promove nesta semana o curso “Validação de Limpeza”, voltado para profissionais das áreas de produção e garantia da qualidade em indústria farmacêutica. A capacitação será realizada nos dias 18 e 19 de junho e tem inscrições abertas até a quarta-feira (17).

O principal objetivo do curso é capacitar os participantes na elaboração dos procedimentos de limpeza, do Plano Mestre de Validação de Limpeza (PMVL) e dos protocolos de validação, além de avaliar e solucionar as dúvidas existentes nas empresas. Quem ministra a capacitação é Rodinei Esser Dalcin, farmacêutico bioquímico, especialista em Engenharia da Qualidade. O público-alvo são profissionais que atuam na garantia da qualidade em indústria farmacêutica, veterinária, cosmética, farmoquímica e de produtos para a saúde e saneantes.

O gerente do Tecpar Educação, Rodrigo Silvestre, aponta que o curso é relevante para atender as atuais exigências do mercado farmacêutico e coloca a unidade à disposição de empresas de todo o país. “A validação é um tema muito necessário nas empresas farmacêuticas porque no momento há novas regulamentações sendo colocadas em prática neste setor. O conjunto de cursos oferecidos pelo Tecpar Educação é fundamental para que empresas possam qualificar seu corpo funcional”, salienta Silvestre.

“Validação de Limpeza” é uma das 14 capacitações de curta duração realizadas pelo Tecpar Educação em parceria com a empresa ESSER Consultoria Técnica. Ao longo do mês de junho curtas capacitações vão englobar temas como ferramentas para tratamento de não-conformidades e gestão da qualidade, por exemplo.

Tecpar Educação

O Tecpar Educação foi oficialmente lançado em abril de 2014 e naquele ano funcionou como uma plataforma de educação corporativa na instituição. Colaboradores de todos os setores realizaram cursos de qualificação profissional entre os diversos conteúdos disponíveis na plataforma, que estava sendo operacionalizada em um projeto-piloto até o mês de outubro.

Após a validação da ferramenta, os cursos começaram a ser oferecidos também para o público externo ao Tecpar, atendendo a espaços não cobertos pelo ensino formal, com capacitações profissionais para atender a demandas específicas por qualificação identificadas em empresas, instituições públicas e no mercado em geral. A infraestrutura de laboratórios, a equipe de pesquisadores especializados e o conhecimento gerado nas pesquisas dão a base para a criação do conteúdo oferecido aos alunos externos.

Serviço: O curso “Validação de Limpeza” vai ser realizado nos dias 18 e 19 de junho, com carga horária de 16 horas, no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia do Paraná (Rua Algacyr Munhoz Maeder, 3775 – Cidade Industrial de Curitiba). O investimento é de R$ 605. As inscrições vão até o dia 17 de junho e podem ser feitas pelo e-mail anapaula@esserconsultoria.com.br e pelo telefone (47) 3454-81133. Mais informações com o Tecpar Educação pelo telefone (41) 3316-3142.