Tecpar realiza calibrações em temperatura e umidade relativa para empresários 25/08/2016 - 12:15

Para garantir a qualidade de suas medições, o instrumento pode ser enviado ao Centro de Medições e Validação do Tecpar, que, com seu time de especialistas, vai identificar os possíveis erros que estes instrumentos estão apresentando, explica o gerente do centro, João Luiz Pimpão.

Segundo ele, mediante a calibração, é possível identificar se estes instrumentos atendem ou não os parâmetros desejados. “Os instrumentos de medição precisam ser calibrados periodicamente, uma vez que sua exatidão sofre uma degeneração com o tempo e com o uso. Desta forma, apenas com instrumentos calibrados, os processos produtivos monitorados por eles não serão comprometidos em função de inexatidões naturais destes medidores”, explica.

Outro serviço prestado pelo centro é o de qualificação térmica. Uma autoclave que faz a esterilização de materiais em altas temperaturas, por exemplo, precisa ter o calor distribuído homogeneamente por toda a sua área útil, para garantir que, de fato, estará tornando estéreis estes materiais, salienta Pimpão. “Nós fazemos diversas medições, para afirmar que a distribuição de temperatura está sendo feita de maneira uniforme”, pontua.

Dentre os principais clientes dos serviços e soluções tecnológicas da atividade de calibração de temperatura e umidade do Centro de Medições e Validação do Tecpar, estão indústrias farmacêutica, de petróleo e gás, químicas, eletroeletrônicas e laboratórios de análises clínicas.

O Tecpar atua na área de Metrologia há quase 30 anos, desenvolvendo soluções tecnológicas com objetivo de ampliar a oferta e a gama de serviços na área de metrologia, o que envolve calibrações de instrumentos e equipamentos nas grandezas de massa, pressão, força, volume, físico-química, eletricidade, temperatura, umidade relativa, tempo e frequência.

O Centro de Medições e Validação do Tecpar mantém a acreditação de sua competência técnica junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Cgcre/Inmetro).

Soluções Tecnológicas

Quatro grandes áreas são foco dos negócios dos centros tecnológicos do Tecpar: Saúde e Meio Ambiente, Tecnologia em Materiais, Medições e Validação e Informações Tecnológicas.

Interessados em conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tecpar podem acessar o site portal.tecpar.br/solucoes-tecnologica