Tecpar participa do programa Paraná mais Verde 24/09/2019 - 08:24

Nesta segunda-feira (23), o diretor de administração e finanças do Tecpar, Arnaldo da Fonseca, participou do lançamento do programa Paraná mais Verde, ação que incentiva o plantio de mudas de árvores nativas em todo o Estado. Ele representou o diretor-presidente Jorge Callado, como padrinho da ação na Escola Estadual República do Uruguai, em Curitiba. Voluntários do grupo Tecpar em Ação também participaram da inciativa.

O plantio aconteceu ao longo do dia nas 2.146 escolas da rede pública estadual, em todos os municípios paranaenses. Os secretários de Estado e dirigentes de autarquias foram escolhidos para apadrinhar o plantio.

A iniciativa é alusiva ao Dia da Árvore, celebrado no sábado (21), e marca também o início da Primavera. Além das unidades escolares, foram distribuídas mudas para que os alunos possam levar para casa, além da implantação de viveiros municipais e de hortas comunitárias. Ao todo, o programa pode chegar a 700 mil novas árvores com a participação, no plantio, de órgãos estaduais e municipais e da comunidade.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior deu início oficialmente o Programa Paraná Mais Verde ao plantar uma muda de aroeira pimenteira de pouco mais de um metro nesta segunda-feira, no jardim do Colégio Estadual Maria Gai Grendel, no bairro Caximba, em Curitiba.

O Paraná Mais Verde, afirmou o governador, é uma demonstração da estratégia do Governo de aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social. “O Paraná ganha uma nova e imensa floresta a partir de agora, com o plantio de mais de 400 mil mudas. Mostramos que sim, é possível aliar desenvolvimento econômico, social e ecológico”, ressaltou Ratinho Junior. “É possível preservar e crescer”, completou.

ESPÉCIES – As mudas são provenientes dos 19 viveiros mantidos pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa. Os viveiros ficam nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes, Fernandes Pinheiro, Paulo Frontin, Guarapuava, Pato Branco, Salgado Filho, Toledo, Cascavel, Pitanga, Imbaú, Ivaiporã, Umuarama, Campo Mourão, Mandaguari, Ibiporã, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Paranavaí.