Tecpar participa de painel sobre políticas públicas no setor de energias renováveis 16/10/2014 - 13:47

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) participou, nesta última quarta-feira (15), de um painel que debateu políticas públicas para o setor de energias renováveis no Seminário e Show Room “Energias renováveis como vetor do desenvolvimento do Oeste do Paraná”, realizado em Foz do Iguaçu. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na ocasião, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, debateu, junto com outros participantes, as contribuições que políticas públicas bem desenhadas podem trazer ao setor energético e analisou ainda as fontes de financiamento para projetos no segmento. Felix levou como exemplo o Programa Smart Energy Paraná, que tem o Tecpar como executor e objetiva consolidar as competências do estado em geração distribuída por fontes de energias renováveis conectadas a redes inteligentes.

Pelo Programa Smart Energy Paraná, criado pelo Decreto Estadual 8.842/2013 e vinculado ao Programa Paraná Inovador, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Tecpar recebeu uma plataforma experimental para levantar dados sobre o potencial de geração de energia solar e eólica no estado, analisando as melhores tecnologias disponíveis para o aproveitamento desses recursos com redes inteligentes.

O Tecpar também contou com um estande no evento, representado por pesquisadores do Centro de Energias (CEN). No local, os pesquisadores apresentaram as ações realizadas pela instituição na área de energias renováveis, em especial a solar e a eólica, e a avaliação das melhores tecnologias para desenvolver um sistema inteligente no estado.

Os primeiros resultados da plataforma de energias começaram a ser apresentados no segundo semestre deste ano, com a dissertação de mestrado do pesquisador André Gomes, do CEN. No estudo, intitulado “Instalação e integração de sistemas de microgeração com fontes renováveis para redes elétricas inteligentes”, o pesquisador constatou, entre outros resultados, que painéis fotovoltaicos instalados no campus CIC do Tecpar têm capacidade para gerar, em média, 3 mil kW/h ao ano, o que representa o abastecimento da casa de uma família de quatro pessoas com consumo mensal de 250 kWh.