Tecpar participa de evento sobre energia renovável e biomassa 24/06/2019 - 08:54

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estará presente na quarta edição do Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2019), evento anual que reúne profissionais do Brasil e do exterior para debater sobre o papel da biomassa na matriz energética brasileira.  O encontro acontece de 25 a 27 de junho, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

O Tecpar, que coordena o Programa Paranaense de Energias Renováveis e a secretaria executiva do projeto Smart Energy, será representado pelo diretor-presidente, Fábio Cammarota. Ele realizará uma palestra na abertura do evento, às 9h30 do dia 25 de junho.

“O Brasil é uma das lideranças mundiais quando o assunto é fonte naturais de energia e o Paraná também segue essa tendência mundial. Por meio do projeto Smart Energy, o Tecpar mobiliza as competências do Estado e da sociedade para desenvolver o setor energético a partir de fontes renováveis”, pontua o diretor-presidente.

Ainda no dia 25, no período da tarde, o pesquisador do Tecpar, Bill Jorge Costa será um dos palestrantes no painel sobre energia elétrica com biomassa. Costa, que é químico, mestre e doutor em Ciência e Engenharia de Materiais, falará sobre Tecnologias de Conversão da Biomassa em Energia.

Considerada uma das possibilidades para geração de energia sustentável com grande expansão no Brasil, a biomassa é um material que serve como base para a produção de energia, a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como o bagaço da cana-de-açúcar, casa de arroz, casca de coco verde, eucalipto, pellets de madeira, entre outros.

PANORAMA -  De acordo com estudo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a energia elétrica gerada no Paraná equivale a 17,1% da produção brasileira e 59,5% da região Sul. A fonte predominante são as usinas hidrelétricas, que respondem por 94,4% da produção. Os outros 5,6% provêm de usinas termoelétricas, movidas a gás natural, bagaço de cana e lenha.

No Paraná, o Governo do Estado já anunciou que pretende estabelecer investir em biomassa para aumentar a oferta de energia. De acordo com a Copel, o Paraná dispõe de um potencial de 3.700 Megawatts de potência só com a exploração de biomassa. Os projetos de produção de energia elétrica renovável, com a destinação adequada de resíduos podem ser feitos por meio de parcerias da companhia com empresas da iniciativa privada.

EVENTOS – O Cibio 2019 é uma iniciativa do Grupo FRG Mídias & Eventos, com apoio do Tecpar e das principais associações e entidades ligadas ao setor. Segundo a organização, aproximadamente cinco mil pessoas passarão pelo evento, entre congressistas e visitantes da 4ª Feira Internacional de Biomassa e Energia (Expobiomassa), que ocorre simultaneamente ao congresso.

“Na exposição, iremos reunir toda a cadeia produtiva do setor de biomassa, com a presença de fabricantes de máquinas e equipamentos que fazem parte do processo industrial que gera energia limpa e renovável. Também vamos fomentar e provocar iniciativas para políticas públicas e incentivos fiscais”, diz o coordenador geral, Tiago Fraga

Mais informações sobre inscrições e programação do evento estão disponíveis no site www.congressobiomassa.com.

SERVIÇO

Congresso Internacional de Biomassa (Cibio 2019)

Data: terça a quinta-feira (25 a 27 de junho)

Local: Expotrade Convention Center

Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454 - Pinhais - PR