Tecpar participa de ação para apoiar reciclagem no Paraná 27/06/2018 - 12:10

Mais 233 municípios paranaenses irão receber recursos e equipamentos para a coleta seletiva do lixo. A ação se dá por meio do Reciclo Paraná, programa pioneiro no Brasil, que abrange um sistema integrado de coleta seletiva do lixo, separação e venda de recicláveis para gerar renda a associações e cooperativas de recicladores.

Os convênios foram assinados com os municípios nesta terça-feira (26), em Curitiba, durante o Encontro Estadual do Reciclo Paraná, que reuniu mais de 1.000 pessoas, entre prefeitos, profissionais das prefeituras, dirigentes de associações e cooperativas de recicladores para uma capacitação sobre as ações do programa.

O Reciclo Paraná é coordenado pelo Instituto Águas do Paraná e tem a parceria da Sanepar, do Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar) e da Itaipu Binacional.

O Tecpar também é parceiro do programa. O AguasParaná tem entre suas ações um projeto que busca dar às cidades paranaenses estrutura para reciclar o lixo gerado localmente, com barracões, caminhões e maquinário para apoiar o processo produtivo.

O Tecpar, que já fez a avaliação da Planta de Gerenciamento de Resíduos Recicláveis que o AguasParaná instalou em Corbélia, no Oeste do Estado, foi contratado para fazer a mesma avaliação em 90 novos municípios. O instituto vai avaliar nesses municípios as instalações e equipamentos das plantas que são destinadas para a triagem, enfardamento e comercialização dos resíduos recicláveis coletados pelas associações de catadores local.

A intenção é analisar se as Plantas de Gerenciamento de Recicláveis apresentam condições de operação e trabalho satisfatórias com relação ao desempenho, à ergonomia e à segurança relacionados aos equipamentos e instalações da planta.

Em outra frente, a ação do ÁguasParaná prevê que profissionais da reciclagem e agentes municipais sejam treinados pelo Tecpar Educação em gestão administrativa e financeira para operar as plantas de reciclagem e ainda em meio ambiente, saúde e segurança do trabalho.