Tecpar participa da segunda edição da Inovatec 18/10/2012 - 13:24


“É um momento importante para o desenvolvimento da inovação no Estado, no qual se fazem presentes a academia, o governo e as empresas, blocos, onde, na realidade, acontece a inovação”. É o comentário do presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, Júlio C. Felix, que esteve presente na cerimônia de abertura da Inovatec Paraná 2012 – Feira Paranaense de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades. E completou: “A Inovatec tem sua segunda edição do trabalho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e do sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que neste ano também tem assumindo a responsabilidade a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e suas unidades, dentre as quais se inclui o Tecpar. A iniciativa faz parte do esforço da SETI e do Tecpar em oferecer ambientes propícios à inovação no Paraná como forma de implementação e implantação da Lei de Inovação no Estado”.

O evento é gratuito e oferece aos empresários a possibilidade de visitar os estandes das instituições expositoras, realizar reuniões com pesquisadores, participar de seminários de oferta e demanda tecnológica por cadeia produtiva e minicursos sobre gestão da inovação, além de agendar visitas técnicas, agilizando o processo de transferência de conhecimento. Os participantes também têm oportunidade para iniciar ou ampliar a relação das empresas com os centros de pesquisa, facilitando as parcerias. Técnicos dos núcleos ou agências de inovação (NIT's) de todas as instituições participantes estão presentes na feira para apoiar o diálogo entre pesquisadores e empresas.

Nesta quinta-feira (18), o último dia do evento o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, apresentará a Lei de Inovação do Estado do Paraná, sancionada recentemente pelo governador Beto Richa. “Na cerimônia de abertura o secretário já anunciou novos instrumentos para a Ciência, Tecnologia & Inovação no Estado do Paraná. Serão detalhados por ele por ocasião da cerimônia oficial de encerramento da Inovatec” – anunciou Júlio Felix.