Tecpar participa da Conferência sobre Cooperação Econômica com Energias Renováveis 26/03/2019 - 09:46

O Tecpar marcou presença na Conferência sobre Cooperação Econômica com Energias Renováveis realizada nesta segunda-feira (25) na Associação Comercial e Industrial de Toledo (Acit). O instituto foi representando pelo diretor-presidente, Fábio Cammarota, e pelo diretor de Indústria e Inovação, Rafael Rodrigues.

Durante o evento, foi assinado o “Termo de Cooperação Técnica / Convenção sobre Energias Renováveis e Sustentabilidade do Meio Ambiente”, entre o município de Toledo e a empresa alemã ME-LE Biogás GmbH.

O objeto da cooperação é a implementação de uma unidade de tratamento mecânico-biológico de Resíduo Sólido Urbano (RSU) e uma usina de biogás com a utilização de dejetos animais da atividade da suinocultura e avicultura.

“Nós estamos estabelecendo agora um conjunto de intenções, a parceria está sendo construída ela vai se dar pela avaliação de um bom modelo de negócio onde todas as partes interessadas vão poder desenvolver uma inovação nos aspectos de processo de inovação de energia e sustentabilidade, para esse passivo ambiental que nós temos tão grande aqui no Paraná”, disse Cammarota.

Visita

No período da tarde, os diretores do Tecpar, autoridades do município, do Estado e da Alemanha visitaram a Usina de Biogás da família Kohler, em Vila Ipiranga. Por meio da empresa Biokohler a tecnologia da alemã ME-LE foi utilizada para a implantação de um biodigestor com capacidade para gerar 75 KW / hora. Isso, após ser transformado em energia elétrica equivale ao consumo de 140 famílias com quatro pessoas em um mês. O sistema gera energia térmica para aquecimento dos biodigestores e elétrica, que retorna para a rede da Copel e gera créditos para a família envolvida.

Participação

O evento contou com a presença do Secretário de Economia de Estado Mecklenburg-Vorpommern / Alemanha, Stephan Rudolph; do prefeito Lúcio de Marchi; de empresários; representantes de várias instituições governamentais; do setor produtivo; e do Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, por meio de videoconferência.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Toledo