Tecpar opera há 15 anos serviço que apoia inovação no país

Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim; diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado e o  ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes
Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim; diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), uma das instituições fundadoras do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), participou quinta-feira (28), em Brasília, do evento em celebração de 15 anos do serviço, idealizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O SBRT é um serviço de informação tecnológica formado por uma rede de universidades, centros de pesquisa e de inovação de todo o país. Foi lançado ao público em 2004 para fornecer, gratuitamente, informações tecnológicas sob medida para apoiar a melhoria de produtos e processos das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

RESPOSTAS E DOSSIÊS – De acordo com o MCTIC, nestes 15 anos, o banco de dados do SBRT somou 34 mil respostas e dossiês técnicos. Esse acervo de documentos é resultado de cerca de 66 mil perguntas realizadas pelos usuários da plataforma com mais de um milhão de acessos diretos aos seus conteúdos desde a sua criação.

NOVOS NEGÓCIOS – O Tecpar, que desde 2004 integra a base do SBRT, já recebeu mais de 5,9 mil solicitações, sendo publicadas 2,6 mil respostas técnicas e outras 3,3 mil respostas com orientações, entre os 15 mil usuários cadastrados na área de abrangência do Tecpar – clientes do Paraná e do Mato Grosso do Sul e também usuários que vivem fora do país.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o serviço faz parte de uma série de iniciativas do instituto para apoiar a inovação e o desenvolvimento de novos negócios, contribuindo com o país na difusão do conhecimento produzido no Tecpar.

“O Tecpar, que participa do SBRT desde a sua fundação, conta com profissionais qualificados e experientes para oferecer informações tecnológicas para apoiar empreendimentos. O evento celebra o trabalho conjunto realizado Brasil afora em prol do empreendedorismo e a inovação”, afirma.

RESPOSTA TÉCNICA – Empreendedores, micro e pequenos empresários que precisam de informações técnicas para abrir, ampliar ou aprimorar seus negócios podem solicitar o apoio do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT). O serviço fornece informações sobre questões técnicas dos negócios a pessoas físicas e jurídicas.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados