Categoria: Soluções Tecnológicas, Tecnologia de Materiais, Tecnologia e Inovação, Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente

Tecpar obtém acreditação para ensaios de migração de embalagens plásticas

migração_embalagens

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) obteve a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para realizar ensaios de migração de embalagens plásticas. Com a acreditação, o Tecpar pode oferecer à indústria alimentícia ensaios para dar maior segurança alimentar aos produtos que levam embalagens plásticas.

A indústria de alimentos e bebidas precisa hoje atender a requisitos mínimos referentes à embalagem plástica dos produtos. Uma das resoluções a ser atendida é a RDC 51/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre migração em materiais, embalagens e equipamentos plásticos destinados a entrar em contato com alimentos.

A migração é o termo técnico que designa a passagem de substâncias presentes nas embalagens plásticas aos alimentos. A normativa da Anvisa impõe o limite máximo de migração permitido.

Para atestar a qualidade de seus produtos, empresas do ramo de alimentos e bebidas buscam o Tecpar para realizar ensaios nas embalagens. A normativa usada por técnicos do instituto para balizar os ensaios define, por exemplo, quais soluções melhor simulam o contato entre o alimento e a embalagem.

A área de alimentos é um dos segmentos em que o Tecpar realiza desenvolvimento de soluções tecnológicas e prestação de serviços. O instituto oferece ainda ensaios e soluções tecnológicos em áreas como Saúde, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia de Materiais, Agronegócio, Certificação e Inspeção, Assessoria em Negócios e Medições e Validação.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Compartilhe: Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone

Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

Empresa pública criada em 1940 e vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o Tecpar atua em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.



Instituto de Tecnologia do Paraná tecpar 2017 todos os direitos reservados