Tecpar lança programa focado em atender Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 21/11/2019 - 09:40

portal_ODS
Diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, lança programa "Tecpar nos ODS", para atender aos objetivos da ONU.

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou o programa “Tecpar nos ODS”, no “II Encontro de Sustentabilidade: Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, realizado na sede da empresa nesta quinta-feira (21). A intenção é desenvolver competências internas com foco no planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável da empresa e, consequentemente, do Estado.

Em setembro deste ano o Tecpar firmou o termo de adesão aos ODS, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento foi assinado pelo diretor-presidente do instituto, Jorge Callado, e pela vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes), Keli Guimarães. O Cedes é responsável pela implementação da agenda ODS no Paraná.

Desde então, um Grupo de Trabalho foi designado no instituto para desenvolver programas, projetos e ações que atendam aos ODS. “O lançamento do ‘Tecpar nos ODS’ reforça o compromisso do instituto em desenvolver atividades alinhadas aos objetivos da ONU, com ferramentas para o acompanhamento e a análise das políticas, bem como seu planejamento e a sua execução de modo eficiente”, pontua o diretor-presidente do Tecpar.

Em um levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho, foram encontradas várias atividades que o Tecpar já executa que atendem os objetivos, em especial em dois deles, o ODS 3 (Saúde e bem-estar) e o ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura).

No caso do ODS 3, por exemplo, há a Sala Nutriz, do projeto "Mulher Trabalhadora que Amamenta", que confere ao Tecpar o título de empresa amiga da amamentação. Por meio do Programa de Atenção à Gestante e Nutriz, o Tecpar presta assistência à saúde das empregadas no período gestacional e no retorno da licença maternidade, visando a continuidade da lactação para o desenvolvimento saudável da criança.

Já no caso da ODS 9, pode-se citar a Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), criada com a parceria dos principais agentes de desenvolvimento tecnológico do Paraná com o propósito de atuar como difusor de competências e dar suporte ao lançamento de produtos de empresas inovadoras que atuam nas áreas prioritárias para o estado.

O diretor-presidente destacou, ainda, que o Tecpar, de maneira direta ou indireta, já tem diversas atribuições ligadas aos ODS, além dos ODS 3 e 9. “Nosso serviço de análises ambientais, de águas e efluentes, por exemplo, pode ser vinculado tanto ao objetivo que trata da vida na água, quanto ao objetivo relacionado à água potável e saneamento”, disse Callado.

Outro exemplo de ação sustentável é análise de merenda escolar realizada nos laboratórios do instituto. Ao fazer o controle de qualidade dos alimentos fornecidos pelo Programa de Alimentação Escolar do Paraná, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), o Tecpar atende ao objetivo número 12, que trata de consumo e produção responsáveis.

Agenda

Em 2015, líderes do mundo todo se comprometeram na Organização das Nações Unidas, a implementar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. O pacto global assinado pelos líderes mundiais estima que sociedade, empresas e governo atuarão juntos para cumprir os objetivos.

A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos objetivos, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

Boas práticas

O Governo do Estado do Paraná mantém ativo o portal de Boas Práticas nos ODS, idealizado pelo Cedes e pela Celepar. No portal, totalmente colaborativo, o usuário poderá incluir conteúdo na plataforma, a partir de um registro de pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ). Basta inscrever o projeto, descrever a iniciativa e apontar qual ODS está contemplado. Há espaço para fotos, vídeos e um mensurador do impacto social daquele projeto.

Os cidadãos poderão navegar pelos 17 compromissos assumidos pelo Paraná e pelo País e ver como as iniciativas estão sendo implementadas em todas as regiões do Estado.

Conheça o portal: boaspraticasods.pr.gov.br.