Tecpar lança nova solução na área de vigilância tecnológica 08/06/2015 - 14:06

A mais nova solução tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Prática de Vigilância Tecnológica, teve o término de seu projeto-piloto oficializado e está pronta para ser oferecida ao mercado. A ferramenta foi desenvolvida ao longo de um ano pela equipe do Tecpar Informação em um processo validado na diretoria de Biotecnologia Industrial do instituto.

O projeto-piloto começou pela Biotecnologia Industrial por ser um setor estratégico para o Tecpar, alinhado ao posicionamento da instituição de atuar no ramo da saúde, explica o gerente do Tecpar Informação, Rogério Oliveira. A Prática de Vigilância Tecnológica oferece ao mercado prognósticos estratégicos sobre tecnologias-chave para o desenvolvimento dos negócios de empresas de base tecnológica.

Para operacionalizar o projeto-piloto, a equipe de analistas da informação da unidade monitorou temas e tecnologias importantes para a área de biotecnologia do instituto, a fim de subsidiar sua diretoria na tomada de decisões estratégicas e táticas. Quatro produtos foram gerados com a solução: Informes, Relatórios de Vigilância, Fatos Relevantes e Reuniões.

O término do projeto-piloto foi encerrado com uma apresentação à Diretoria Executiva do Tecpar, momento no qual o gerente do Tecpar Informação apresentou as metas de atuação da unidade de negócios. “Com a ferramenta testada e validada, agora vamos ao mercado, inicialmente junto às indústrias e empresas de base tecnológica paranaenses”, revela Oliveira.

Os produtos de Vigilância Tecnológica também são um importante recurso para as empresas que desejam inovar e essa prerrogativa já está presente, desde 2011, na norma da ABNT específica para Gestão da Pesquisa, do Desenvolvimento e da Inovação (PDI), a ABNT NBR 16501:2011.

Contexto

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), entre 2012 e 2013, já apontava que 90% das empresas paranaenses utilizam a informação como estratégia competitiva, porém 37% delas ainda realizam a atividade de “Prospecção Tecnológica e Monitoramento” de forma regular ou abaixo do necessário.

Este estudo aponta ainda que aproximadamente 45% das empresas paranaenses têm o desenvolvimento de novos produtos e a adoção ou desenvolvimento de novas tecnologias como estratégia para enfrentar a ascendente concorrência nacional e internacional. “É para esta fatia de clientes que a solução de Vigilância Tecnológica está orientada”, destaca Oliveira.

Financiamento

O Paraná tem linhas de financiamento para que o empresário possa adquirir as soluções tecnológicas do Tecpar, como a Fomento Paraná. Lá, há duas linhas de financiamento, a Inovacred, que financia até R$ 10 milhões para micro e pequenas empresas, e a Inovação MPE, que disponibiliza até R$ 20 milhões para micro e pequenas empresas que queira inovar com a aquisição de soluções tecnológicas. Mais informações sobre as linhas da Fomento Paraná podem ser vistas pelo site www.fomento.pr.gov.br.

Já o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) trabalha com diversas linhas de repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre elas o financiamento para empresas e projetos com perfil inovador, com taxas de juros a partir de 6,5% ao ano. O banco tem uma política específica para análise desses projetos, que é o programa BRDE Inova, criado para fortalecer a atuação da instituição no segmento de inovação no ambiente produtivo.

Empresários do Paraná interessados em financiamento de projetos pelo programa BRDE Inova podem acessar o site  www.brde.com.br ou entrar em contato com a agência do banco em Curitiba pelo telefone (41) 3219-8150.